Protagonismo de Marca: transforme sua trajetória em valor para o seu negócio
- Comunicacao Aventura de Construir
- há 4 dias
- 3 min de leitura

Assim como cuidar das finanças é fundamental para garantir a sobrevivência e a sustentabilidade de um negócio, olhar para a marca é essencial para garantir sua relevância e crescimento no mercado.
Se, por um lado, indicadores como o índice de liquidez ajudam o empreendedor a entender a dimensão interna do empreendimento (organização, fôlego financeiro e capacidade de manter a operação), por outro, o protagonismo de marca revela a dimensão externa do negócio: como ele se apresenta, se diferencia e se conecta com as pessoas.
Empreender de forma sólida exige esse olhar integrado. É a combinação entre gestão financeira consciente e construção de uma narrativa autêntica que transforma trajetórias em valor, fortalece a identidade do negócio e cria bases duradouras para o crescimento.
Por Sara Mendes
Protagonismo de marca
Empreender na periferia é, muitas vezes, começar do zero e é justamente nessa jornada feita de criatividade, resiliência e soluções reais que nasce um dos maiores diferenciais competitivos que um microempreendedor pode ter: sua própria história.
A construção de uma narrativa de negócio forte – conhecido como storytelling - é sobre entender a origem do negócio e valorizar o que você viveu, o que aprendeu e como isso se traduz em benefício real para seu cliente.
Segundo Content Science, marcas que usam histórias de forma consistente têm até 70% mais retenções de clientes. Além disso, histórias são 22 vezes mais memoráveis do que dados soltos e 92% dos consumidores querem marcas que contem histórias reais e relevantes, de acordo com a Forbes. Isso significa que a consistência da narrativa pode aumentar a receita em até 23% (fonte, Lucidpress).
Mas por que isso acontece?
Porque boas narrativas criam conexão, empatia e confiança e o cliente tende a escolher negócios com os quais se identifica. Quando você compartilha sua trajetória de forma honesta e estratégica, você constrói Conexão Emocional (clientes se identificam com pessoas reais, não com empresas genéricas); Apresenta o Propósito e Compromisso (sua história revela o porquê do seu negócio existir); Mostra o Valor Real (vivências mostram habilidades que nenhum concorrente copia).
Ou seja, ser protagonista da própria história significa reconhecer as competências desenvolvidas na trajetória; transformar desafios em aprendizado; comunicar sua marca a partir da potência e mostrar que você é agente da sua jornada e não espectador dela. Quando você assume essa posição, sua marca ganha força, clareza e identidade. Você deixa de ser “mais um” para ser único.
Mas como construir uma narrativa de marca autêntica (e sem estereótipos)?
A seguir vamos te mostrar 5 passos para transformar sua história em um ativo estratégico capaz de atrair novos clientes e fidelizar os atuais.
Identifique os pontos de virada: busque momentos que marcaram sua jornada: quando decidiu empreender?; O que te motivou?; Que problema você percebeu na comunidade?; Qual desafio você superou?; Quais aprendizados trouxeram você até aqui?
Conecte sua história ao valor que você entrega: mostre para o cliente como sua história melhora a vida dele.
Mostre impacto e superação: apresente como e de onde você começou.
Use dados, depoimentos e resultados: histórias emocionam e resultados comprovam. Para isso, inclua informações como: antes e depois do seu trabalho; melhorias alcançadas; parcerias; número de clientes atendidos; avaliações positivas.
Divulgue: sua história pode (e deve) estar presente em diferentes pontos do seu negócio como o site, vídeos curtos apresentando seu propósito; Bio do Instagram; Descrição do WhatsApp Business; Perfil do Google Meu Negócio; Catálogo digital, etc.
Que tal agora começar a organizar seu storytelling? Não se esqueça, a narrativa da periferia é uma narrativa de potência. Quando você assume essa história como parte do seu negócio ela se transforma em estratégia, identidade e oportunidade.
Este texto foi produzido por aluna da FECAP, voluntária na Aventura de Construir. A parceria entre voluntários universitários e empreendedores de periferia, com intermedio da AdC, leva conhecimentos a novos lugares, e potencializa a criatividade de quem sempre trabalhou duro. Fortaleça esse movimento, construa essa ponte! Doe agora pelo link.


