top of page

Missão, princípios e valores

Para gerar impacto na vida do nosso público-alvo, criamos uma estrutura de trabalho eficaz para responder às demandas dos microempreendedores, jovens e famílias nas periferias de São Paulo e do Brasil.

Essas necessidades são múltiplas e, por tratar-se de diferentes públicos, variam. Diante disso, nossos pilares de atuação são focados em adaptabilidade, profissionalismo, transparência, resultados e impacto.

Missão

Apoiar o crescimento pessoal e a transformação socioeconômica. Promover o desenvolvimento territorial local e inclusivo.

Para isso, a AdC irá fortalecer atores locais; focar em microempreendedores de baixa renda das “periferias” (tradicionais ou de impacto social); aplicar metodologia estruturada e sólida; usar e transferir tecnologia; criar e fortalecer redes e parcerias; capacitar, possibilitar e acompanhar o acesso ao crédito; educar e formar para o mundo do trabalho, definir métricas claras e avaliar avanços nos objetivos alcançados; e validar com análise de impacto.

Visão

A longo prazo, a Aventura de Construir visa ser reconhecida como referência para o desenvolvimento territorial local; alcançar a sustentabilidade financeira; formar equipe protagonista para fortalecer os microempreendedores; aprimorar conexões com empresas, associações e agentes públicos; transferir tecnologias e conhecimento; aproveitar ao máximo a capilaridade e atuação em rede; multiplicar o alcance e os impactos de uma metodologia centrada na pessoa; e empregar métricas claras e avaliações transparentes.

Valores

  • Um mundo melhor começa com o meu mundo melhor: é da conta de todos;

  • O que vale é cada pessoa: cada um assume e transforma sua vida – e a dos outros;

  • Compromisso: atuação responsável e permanente para resultados duradouros;

  • Melhora contínua e monitoramento: métricas, indicadores para avaliar resultados e correções;

  • Trabalho em equipe: protagonismo é trabalho de muitos trabalhando;

  • Criatividade e inovação: só práticas diferentes produzem resultados diferentes.

Princípios

  • Transparência e ética: sermos claros e abertos em tudo que fazemos, como fazemos, que resultados geramos com as comunidades, próximos passos;

  • Excelência: garantir os mais altos padrões profissionais de gestão

  • Perseverança: desistir, jamais; sermos atentos, insistentes e sistemáticos;

  • Disciplina: exigir com rigor o máximo de nós mesmos e dos beneficiários;

  • Coragem: assumir riscos para explorar situações desafiantes e novos territórios;

  • Flexibilidade: criar modelos adaptáveis, sem perder nossa essência e objetivos.

Método de trabalho

A Aventura de Construir desde sua criação desenvolveu sua metodologia com base em 7 pilares:

1 - Partir da Realidade

Entender a realidade do empreendedor e do seu contexto é o ponto de partida para identificar as necessidades e responder de forma mais adequada.

2 - Gerar protagonismo acreditando na centralidade da pessoa

O fator humano é o motor do desenvolvimento. Para que a mudança seja alcançada e possa ser sustentável, é fundamental que as pessoas tomem consciência das próprias necessidades e riquezas, pois assim tornam-se protagonistas do seu desenvolvimento.

3 - Acompanhar o beneficiário

A AdC realiza seu trabalho acompanhando individualmente seus beneficiários, acreditando em sua liberdade, ajudando a enxergar a solução de problemas e orientando nas tomadas de decisões. Esse processo é um diferencial em relação às demais instituições que ofertam serviços similares a microempreendedores.

4 - Apostar na formação humana integral

Por serem pessoas com fragilidades, a AdC entende que precisa fortalecer o sujeito. Portanto, vai além das capacitações técnicas, propondo conteúdos culturais, tecnológicos e científicos em suas formações. Isso possibilita ampliação de horizontes na vida dos beneficiários.

6 - Atuar em rede, criando pontes e fortalecendo trabalho conjunto

Numa visão subsidiária, desenvolvemos parcerias com empresas, ONGs e voluntários, que nos auxiliam em todas as esferas do trabalho para dispormos de ferramentas que respondam aos objetivos identificados, criando pontes e apoiando o público na construção, estabilização e crescimento de redes comunitárias que reforcem o protagonismo dos envolvidos em nossos projetos.

5 - Atuar com visão G-local

A transformação da sociedade parte da mudança positiva da pessoa, o que chamamos de “G-local”, pois uma vez impactada de forma positiva, ela pode se tornar multiplicadora e geradora de mudanças no seu entorno, ampliando o alcance da transformação.

7 - Garantir transparência e ética

Divulgamos os dados garantindo acesso às informações e transmitindo credibilidade aos diferentes stakeholders.

Públicos atendidos

Existe a necessidade de gerar protagonismo em diversos contextos. Por isso, nossos projetos e serviços são adaptados e replicados a diversos segmentos e públicos, além de microempreendedores de periferia. Confira para quem fazemos o que fazemos.

Conheça nossos projetos

Nossos projetos têm investimentos negociáveis e soluções customizadas a partir das exigências do público que o financiador quer apoiar. Conheça o que já realizamos.

Conheça nossa equipe

Para transformar a vida de protagonistas, é preciso uma equipe dedicada, prepara e ela mesma protagonista de sua história. Conheça quem faz a AdC.

Acreditamos na importância da ferramenta da prestação de contas, cujo objetivo é dar transparência das ações realizadas pela entidade, o que não se refere apenas à comprovação da boa e regular utilização dos recursos financeiros recebidos, mas também da responsabilidade que lhe foram transferidos.

Relatórios e transparência

bottom of page