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A Aventura de Construir é uma Organização Sem Fins Lucrativos que atua desde 2011 no acompanhamento, formação e desenvolvimento de empreendedores de baixa renda das periferias de São Paulo e do Brasil. Partindo da observação da realidade de cada comunidade em que executamos um projeto, oferecemos capacitações e assessorias, visando transferir tecnologias e conhecimento sobre empreendedorismo a cada beneficiário. Além disso, trabalhamos para criar e fortalecer redes de colaboração e parcerias entres os empreendedores, e a acompanhar o acesso ao crédito.

Destaques da nossa jornada

2011

Início das nossas atividades como LTDA. para desenvolver de maneira inclusiva as periferias da Zona Oeste de São Paulo, com a hipótese de oferecer microcrédito aos microempreendedores.

2013

Pesquisa sobre as necessidades do nosso público e desenvolvimento das nossas atividades atuais: apoiar os microempreendedores com capacitações e assessorias de forma totalmente gratuita.


Parceria com o Banco do Estado de São Paulo para oferecer microcrédito (com as taxas de juros mais baixas do Brasil).

2015

Reconhecimento da Associação Aventura de Construir como organização de utilidade pública (OSCIP) pelo Ministério da Justiça. No mesmo ano foram criados a Diretoria e o Conselho Fiscal, e os balanços passaram a ser anualmente auditados;
Aprovação, por parte da Fondazione Umano Progesso, do plano orçamentário (2015 – 2019) adicional ao valor inicialmente previsto;

2017

Captação de recursos adicionais para contratar uma consultoria para definir um plano estratégico de mobilização de recursos com o apoio de consultores pro bono de McKinsey e Accenture e outros profissionais especializados.

2018

Entrada no Pacto Global, iniciativa que monitora e orienta a implementação da Agenda 2030 para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Início de parceria com fintech que viabiliza microcrédito. Diferentemente de um banco, a Firgun intermedia investidores e microempreendedores de uma maneira mais rápida, humana e menos burocrática, sendo mais uma alternativa para as necessidades do nosso público.

2019

Intensificação das atividades relacionadas à captação de recursos financeiros do Investimento Social Privado (ISP). Ampliação significativa da rede de relacionamento e desenvolvimento da exposição fotográfica Identificam-se Protagonistas, dando visibilidade ao nosso público. Além disso, iniciamos uma jornada no ecossistema de inovação social a partir do aprofundamento teórico e prático sobre Negócios Sociais de Impacto nas periferias.

2020

Devido à emergência da COVID-19, realizou-se acompanhamento com cada beneficiário, a fim de conscientizar e assessorá-los para encontrar soluções concretas de acordo com cada realidade. A equipe AdC  passou a realizar suas atividades remotamente e, para fundamentar a reflexão e validar os próximos passos, foi realizada uma pesquisa de acesso a tecnologia com o público alvo. O resultado garantiu a continuidade das atividades programadas e criou fôlego para novos caminhos. 

2021

Em agosto, a AdC completou 10 anos de existência. Com uma década de trabalho, ensino e apoio aos empreendedores da periferia, nos dedicamos à realização e à transformação de cada um que encontramos nesta jornada. Sempre acreditando no protagonismo de cada pessoa, que é capaz de influenciar o seu redor, com esperança e persistência. Para agradecer a todos que estiveram ao nosso lado ao longo desses 10 anos, produzimos um breve vídeo sobre a aventura que é empreender no Brasil.

2022

Em fevereiro, foi lançado o documentário Da terra nascem protagonistas, que apresenta diversos empreendedores do setor de alimentos orgânicos participantes de projeto da AdC. Além disso, ampliou-se o público atendido por meio do projeto ProtagonizAqui, focado em migrantes latino-americanos que vivem em São Paulo. Por fim, em novembro, foi lançado o e-book “Da Experiência, Um Método”,  um manual de sistematização dos processos necessários para o desenvolvimento de negócios de impacto social.

2023

Neste ano, institucionalmente, recebemos auditoria pro bono da KPMG e vencemos o Prêmio Impactos Positivos, na categoria Ecossistema de Impacto - Comunidades.

Realizamos o projeto Decisão Empreendedora, nascido a partir de uma evolução do conhecimento de outros projetos da AdC financiados pelo Instituto SYN. Também tivemos a aprovação do projeto “Da Periferia a Resposta”, financiado pelo AIPÊ (Aliança pela Inclusão Produtiva). Além disso, lançamos o documento “Metodologia para construção de Plano de Negócios”, consolidando aprendizados e métodos nascidos a partir do nosso trabalho.

Públicos atendidos

Existe a necessidade de gerar protagonismo em diversos contextos. Por isso, nossos projetos e serviços são adaptados e replicados a diversos segmentos e públicos, além de microempreendedores de periferia. Confira para quem fazemos o que fazemos.

Conheça nossos projetos

Nossos projetos têm investimentos negociáveis e soluções customizadas a partir das exigências do público que o financiador quer apoiar. Conheça o que já realizamos.

Conheça nossa equipe

Para transformar a vida de protagonistas, é preciso uma equipe dedicada, prepara e ela mesma protagonista de sua história. Conheça quem faz a AdC.

Acreditamos na importância da ferramenta da prestação de contas, cujo objetivo é dar transparência das ações realizadas pela entidade, o que não se refere apenas à comprovação da boa e regular utilização dos recursos financeiros recebidos, mas também da responsabilidade que lhe foram transferidos.

Relatórios e transparência

A Aventura de Construir (AdC) foi fundada inicialmente como LTDA pela fundação italiana Umano Progresso para desenvolver de maneira inclusiva as periferias da Zona Oeste de São Paulo. O objetivo inicial do trabalho era o oferecimento de microcrédito, porém uma pesquisa de Folloni, Berloffa e Schnyder concluiu que havia a necessidade de uma atuação mais completa para atender a região, que abriga uma alta taxa de microempreendedores, o dobro da média do Brasil.

O trabalho inicial foi realizado em parceria com a Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST), que tem como objetivo ajudar as pessoas a comprar legalmente o terreno para construírem sua própria casa, valorizando os esforços sem substituir-se a eles. Até 2023, a ATST já havia adquirido 31 áreas para mais de 25 mil famílias. O interesse de uma fundação de Milão por uma associação que luta pela moradia na zona oeste em São Paulo se deu pela convicção da centralidade da pessoa na visão do desenvolvimento. Para as duas instituições, o trabalho é a máxima expressão do ser humano em dar forma à realidade, ou seja, tudo que a pessoa realiza tem o poder de transformar sua vida e a realidade a sua volta.

Eles precisariam de mais conhecimentos sobre gestão do negócio para se tornarem sustentáveis.

A partir da intenção inicial da AdC, uma profunda pesquisa de campo foi realizada, entrevistando mais de 200 empreendedores da região para conhecer suas reais necessidades. Ao final do estudo, ficou evidente que a oferta de microcrédito, já disponibilizada por várias instituições públicas e privadas, não era efetiva pela carência de conhecimento desses microempreendedores. ​Assim, com muita dedicação e reflexões sobre a melhor forma de impactar a vida destes moradores da periferia oeste, construímos uma jornada de parcerias, credibilidade e certificados, posteriormente se tornando uma OSCIP e ampliando a atuação para todas as regiões do Brasil.

 

Abaixo, leia mais detalhes da nossa história.

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