top of page

Nossos projetos

Desde 2011, a Aventura de Construir promove o desenvolvimento territorial inclusivo e apoia os empreendedores de baixa renda nas periferias de São Paulo e do Brasil.

Para isso, a AdC realiza projetos customizados sob demanda, podendo ocorrer de forma on-line, presencial ou híbrida. As principais atividades que compõem os projetos são: capacitações, presenciais e à distância e oficinas práticas; assessorias individuais personalizadas e em grupo, garantindo acompanhamento sistemático; construção de redes de microempreendedores; facilitação de acesso ao microcrédito, através de instituições parceiras; e a mensuração de resultados por meio do Sistema de Avaliação de Impacto Socioambiental (para negócios tradicionais e de impacto social).

Confira abaixo as temáticas nas quais trabalhamos e alguns exemplos dos nossos projetos.

Formação em Empreendedorismo e Formalização Empresarial

Queremos possibilitar que microempreendedores de baixa renda tenham capacidade de gerir seus negócios de modo autônomo e protagonista, desenvolvendo empreendimentos tanto de subsistência quanto de impacto social positivo na própria comunidade, fortalecendo a economia local e criando oportunidades de emprego no território.

Decidindo para Crescer
Decidindo para Crescer

O projeto Decidindo para Crescer, uma iniciativa da Aventura de Construir em parceria com o Instituto SYN, foi realizado em 2024 com o objetivo de fortalecer e impulsionar o crescimento de microempreendedores em quatro regiões de São Paulo.

Com uma abordagem estratégica baseada na metodologia da Tomada de Decisão, o projeto ofereceu assessorias e capacitações temáticas e personalizadas, permitindo que cada empreendedor desenvolvesse um Plano de Negócios estruturado e adaptado à sua realidade. Dessa forma, os participantes foram capacitados para tomar decisões assertivas e sustentáveis em seus empreendimentos.

A iniciativa beneficiou 34 microempreendedores, promovendo a troca de experiências e a construção de redes de apoio que contribuíram para a permanência dos seus negócios. Além disso, ao final do projeto, os participantes concorreram a um incentivo financeiro por meio de uma premiação com Capital Semente, contribuindo para a expansão e consolidação dos empreendimentos com maior potencial de impacto, promovendo transformações econômicas e sociais sustentáveis.

Instituto SYN

Financiador:

Decisão Empreendedora
Decisão Empreendedora

O projeto Decisão Empreendedora foi desenvolvido para fortalecer microempreendedores de baixa renda das periferias, capacitando-os para a tomada de decisões estratégicas em seus negócios. A iniciativa promoveu formações em temas essenciais, como planejamento, contabilidade, finanças, marketing digital e organização do trabalho, permitindo que os participantes se tornassem protagonistas de suas trajetórias empresariais.
Com um modelo de acompanhamento contínuo, o projeto ofereceu 55 assessorias coletivas e 112 assessorias individuais, garantindo um processo de desenvolvimento personalizado. Cada microempreendedor participou de capacitações alinhadas às suas necessidades, fomentando a troca de experiências e a construção de redes de apoio que contribuíram para a sustentabilidade dos resultados alcançados.
Ao longo de oito meses, 40 empreendedores foram beneficiados, totalizando 465 participações nas atividades. A avaliação de impacto demonstrou avanços significativos no conhecimento e na capacidade decisória dos participantes, além da criação de parcerias estratégicas para o fortalecimento de seus negócios.

Instituto SYN

Financiador:

Protagonistas que Plantam Sustentabilidade
Protagonistas que Plantam Sustentabilidade

O projeto Protagonistas que Plantam Sustentabilidade, desenvolvido pela Aventura de Construir com financiamento da Lamberti e do Ministério da Cultura, teve como foco capacitar e assessorar microempreendedores do setor de alimentação orgânica nas cinco regiões do Brasil. A iniciativa buscou fortalecer os negócios desses empreendedores, promover o cooperativismo e ampliar sua competitividade no mercado de produtos orgânicos.
Com 17 capacitações e 130 assessorias realizadas, o projeto forneceu conhecimento técnico sobre métodos de produção, formas de organização e gestão de negócios, possibilitando que os participantes aumentassem sua renda e gerassem novas oportunidades de emprego. Além disso, a iniciativa fomentou redes colaborativas, incentivando o cooperativismo e o associativismo para fortalecer o setor.
Um dos destaques do projeto foi a produção do documentário Laços da Terra: Cultivando Caminhos Orgânicos, que registrou a jornada dos microempreendedores, desde a semeadura até a chegada dos produtos à mesa do consumidor. Também foram gravadas pílulas de conhecimento, ministradas pelos próprios participantes, para disseminar as aprendizagens adquiridas ao longo do projeto.
A avaliação de impacto apontou que os participantes finalizaram o programa mais preparados para atuar no mercado, com maior clareza sobre planejamento estratégico, formalização e controle financeiro. Embora a criação de uma cooperativa online tenha sido reavaliada, o incentivo ao cooperativismo e associativismo regionais mostrou-se uma estratégia eficaz para garantir a sustentabilidade do setor.

Lamberti e Ministério da Cultura

Financiador:

Da Periferia, a Resposta
Da Periferia, a Resposta

O projeto Da Periferia, A Resposta, desenvolvido pela Aventura de Construir com financiamento da Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ), tem como objetivo fomentar o crescimento e fortalecimento de microempreendedores periféricos de baixa renda no Brasil. A iniciativa busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes por meio de assessorias coletivas e individuais, seguindo uma trilha estruturada de incubação e aceleração.
Com um alcance mínimo de 200 microempreendedores, o projeto estrutura-se em três pilares principais: formação empreendedora qualificada, apoio com capital semente para negócios de maior impacto socioambiental e construção de uma narrativa de impacto baseada na experiência dos participantes ao longo dos três anos de execução. Dessa forma, além do fortalecimento individual, o projeto visa impulsionar redes colaborativas e garantir a sustentabilidade e escalabilidade dos negócios e da transformação gerada nas comunidades.
Até o momento, o projeto já registrou 304 inscritos e concluiu 73 assessorias de linha de base, estabelecendo um sólido ponto de partida para a jornada de capacitação dos participantes.

Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ)

Financiador:

Lamberti Acelera
Lamberti Acelera

O projeto Lamberti Acelera foi uma iniciativa de aceleração para empreendedoras de São Paulo, com foco na construção de planos de negócios e acesso a capital semente. A ação teve como objetivo fortalecer e escalonar até 10 negócios liderados por mulheres, proporcionando capacitações estratégicas e assessorias especializadas para aprimoramento tecnológico, expansão para o comércio eletrônico e estudo de viabilidade para exportação.
Foram realizadas 18 capacitações e 222 assessorias individuais e coletivas ao longo de 45 semanas, garantindo suporte contínuo às participantes. Como resultado, 10 dos 13 negócios selecionados concluíram a jornada, com uma frequência média de 87,82% nas atividades. Um dos principais impactos foi a transformação na gestão financeira dos negócios, com todas as empreendedoras adotando o fluxo de caixa como ferramenta para planejamento estratégico e tomada de decisões.
Além disso, três empreendedoras foram contempladas com capital semente, potencializando a escalabilidade de seus negócios. A avaliação de impacto, realizada por meio de pesquisas comparativas, demonstrou avanços significativos na formalização, no controle financeiro e no planejamento empresarial das participantes.

Lamberti

Financiador:

Construindo Novos Caminhos
Construindo Novos Caminhos

Projeto que teve por objetivo capacitar e assessorar pessoas de baixa renda da periferia da Zona Oeste de São Paulo, atingindo diretamente os bairros Jardim Canaã, Turística e Lapa de Baixo e o município de Cajamar com foco no desenvolvimento territorial local. 

Foram realizadas 6 oficinas nos temas de autoconhecimento e empreendedorismo; planejamento financeiro; orçamento familiar e do empreendimento; mercado de atuação e elaboração do plano de metas, prazos e responsabilidades; formação de preço e negociação; tecnologia e comunicação. Também foram organizados dois eventos, um de renegociação de dívidas e orientação ao microcrédito e um final de formatura e premiação de 9 beneficiários que apresentarem os melhores planos de marketing e divulgação com foco em incremento de vendas.

Fundo ISC

Financiador:

Criando e Fortalecendo seu Negócio
Criando e Fortalecendo seu Negócio

Durante a reunião de planejamento, em 2019, a equipe AdC identificou a necessidade de envolver mais microempreendedores na execução das capacitações. Por isso, um dos principais objetivos do primeiro ciclo do ano de 2020, foi entender e responder as principais dores e as necessidades das famílias dos empreendedores atendidos.

Fundação Umano Progresso

Financiador:

Desenvolvimento das habilidades empreendedoras de micro produtores orgânicos de baixa renda
Desenvolvimento das habilidades empreendedoras de micro produtores orgânicos de baixa renda

Projeto de capacitação de micro produtores e empreendedores que trabalham com alimentos orgânicos e produção de vídeo documentário sobre os participantes. Financiado via Lei de incentivo à Cultura, o projeto teve como objetivo fortalecer o empreendedorismo rural e melhorar o trabalho da agricultura familiar.

Lei de Incentivo à Cultura

Financiador:

Plano de Negócios Aluthaico
Plano de Negócios Aluthaico

Neste projeto, a Aventura de Construir acompanhou e auxiliou o empreendedor Júlio Cesar Petrucci a planejar e desenvolver de forma estratégica o plano de negócios de média complexidade para sua empresa Aluthaico, empreendimento na área de serralherias para construção de caixilhos para edifícios residenciais.
O projeto contou com as seguintes etapas: 1.Elaboração Proposta do Plano de Negócios, 2.Definição de Escopo, Mercado e Estrutura, 3. Definição e Organização de Recursos, 4. Logísticas e Finanças e 5. Fechamento do Plano de Negócio. Durante o projeto, de forma transversal foram tratados os temas:  Formação de preço; Diversificação/ Agregação de valor; Divulgação; Informações Fiscais e Tributárias; Eventos; Entidades em Geral; Normas; Técnicas; Dicas de Negócios; Fontes de Recursos.

Aluthaico

Financiador:

Lamberti Transforma I e II
Lamberti Transforma I e II

Em 2021, o projeto Lamberti Transforma apresentou como objetivo introduzir uma estratégia de sustentabilidade 360 na Lamberti com foco em desenvolvimento territorial inclusivo, introduzindo a empresa no ecossistema de impacto social positivo através de iniciativas socioambientais de curto à longo prazo, priorizando uma atuação nos territórios com sede da empresa voltada ao apoio e fortalecimento de economias de baixa renda. Em 2022 foi possível prosseguir com os vínculos estabelecidos na versão anterior e expandir para outros microempreendedores periféricos do território a jornada híbrida de aprendizagem humana integral sobre educação financeira e gestão do negócio, assim como verificar sua aplicabilidade no cotidiano.

Lamberti

Financiador:

Realidade Empreendedora I, II e III
Realidade Empreendedora I, II e III

A primeira versão do projeto estava prevista para ser realizada presencialmente, porém,  em decorrência da pandemia de Covid-19  foi adaptada para o modo remoto. Este formato garantiu o acompanhamento contínuo dos empreendedores diante de um cenário tão complexo  e possibilitou a inclusão de participantes de outras cidades e estados. 
Se na primeira versão, o foco do projeto foi trabalhar temas mais emergenciais relacionados à sobrevivência dos empreendimentos diante a pandemia, a segunda focou em garantir a sustentabilidade desses negócios a partir da nova realidade introduzida. A terceira versão trouxe como novidade a etapa de prototipação, onde os empreendedores puderam criar algo durante o projeto que respondesse às suas necessidades. A metodologia em trabalhar os conteúdos com ênfase na prática contribuiu na formação dos participantes para gerir negócios de modo cada vez mais autônomo e protagonista e obter como resultado um impacto social positivo nos territórios de origem, sobretudo no entorno do Tietê Plaza Shopping.

Instituto SYN

Financiador:

ProtagonizAqui: Aprendendo a Empreender
ProtagonizAqui: Aprendendo a Empreender

Focado no público migrante de venezuelanos e latino-americanos que vivem na cidade de São Paulo, o projeto apresenta como objetivo a inserção de maneira digna deste público na sociedade brasileira, fortalecendo o protagonismo dessas pessoas, através de sua inclusão produtiva e consequente emancipação.
Com duração de mais de um ano, o “ProtagonizAqui“ foi dividido em 4 etapas: 1.Formação Humano Integral e Financeira, 2.Formação em Culinária Tradicional Venezuelana e Brasileira, 3.Orientação Profissional com acompanhamento psicológico e 4.Formação específica em Empreendedorismo ou Mercado da culinária.

Inter-American Foundation (IAF)

Financiador:

Educação Financeira e Sustentabilidade Familiar

Em diálogo com um mundo em transformação, estes projetos buscam fornecer conhecimentos sobre educação e planejamento financeiro para jovens e adultos, disseminando conteúdos do dia a dia e permitindo que os atendidos criem condições de conduzir suas próprias vidas de forma autônoma e responsável.
O conhecimento financeiro e em empreendedorismo é uma alternativa crucial para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade a obter renda de forma estável e transformar a dinâmica socioeconômica do território, impactando positivamente a vida de comunidades inteiras. 

Educação Financeira Aprender para Transformar
Educação Financeira Aprender para Transformar

O objetivo geral do projeto foi fornecer conhecimentos sobre educação financeira para jovens e adultos, disseminando conteúdos do dia a dia e permitindo que os atendidos tenham condições de conduzir suas próprias vidas de forma autônoma e responsável.

Fundação Umano Progresso

Financiador:

Aventure-se
Aventure-se

O projeto Aventure-se foi uma iniciativa de promoção do empreendedorismo da periferia nas estações lilás e amarela do metrô de São Paulo por meio de cursos online. Tudo isso fruto de uma parceria da Aventura de Construir com o Instituto Camargo Corrêa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade.

Instituto Camargo Corrêa

Financiador:

Sustentabilidade Familiar
Sustentabilidade Familiar

O projeto “Sustentabilidade Familiar”, desenhado em parceria com a United Way Brasil, teve como objetivo central democratizar oportunidades de acesso ao conhecimento sobre temas financeiros e de geração de renda direcionado para mulheres.

United Way Brazil

Financiador:

Novos Horizontes
Novos Horizontes

O projeto “Novos Horizontes" promoveu uma formação humana integral e financeira combinada com empreendedorismo e desenvolvimento para o mundo do trabalho formal. Trata-se de uma ação que visa democratizar oportunidades, ampliando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social à capacitações que prepare-as para iniciar o próprio negócio formalmente ou ingressar no mercado de trabalho de acordo com as Leis Trabalhistas.

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Paulo

Financiador:

Formação Mundo do Trabalho e Desenvolvimento de Carreira

Trabalhamos também para promover a formação profissional para jovens. O foco destes projetos é desenvolver habilidades e competências que forneçam aspectos positivos para lidar com as adversidades socioeconômicas em uma realidade que ainda não oferece igualdade de oportunidades, proporcionando estabilidade nos processos de obtenção de renda a partir do trabalho formal.

Trampos do Amanhã
Trampos do Amanhã

Uma Iniciativa AdC focada em capacitar partindo da realidade da periferia, visando o desenvolvimento humano e integral de cada participante em sua centralidade, apostando no próprio protagonismo. Esta iniciativa foi dividida em 4 encontros de capacitação, cada encontro com um aprendizado único e diferente para cada participante. O projeto contou com a parceria entre a AdC, a IBMEC e EATALY, com palestras e tour’s didáticos de muito aprendizado.

Fundação Umano Progresso

Financiador:

Desenvolvimento de Negócios de Impacto Social de Baixa Renda

Buscamos aprofundar o conhecimento teórico e prático sobre negócios de impacto social de baixa renda, capacitando e assessorando diretamente microempreendedores a tornarem-se protagonistas de diferentes processos de transformação socioambiental das comunidades, por meio do acompanhamento, da democratização de conhecimentos, e da realização de uma trilha de incubação e aceleração

Lamberti Fortalece - De Olho no Mercado
Lamberti Fortalece - De Olho no Mercado

O projeto Lamberti Fortalece - De Olho no Mercado foi uma iniciativa da Aventura de Construir em parceria com a Lamberti, realizada ao longo de 2024, com o objetivo de capacitar microempreendedores periféricos da região de Campinas-SP, especialmente em Nova Odessa. A iniciativa teve foco na revisão do plano de negócios e na criação de um plano de marketing estratégico para cada empreendimento, utilizando a metodologia da Tomada de Decisão.

A iniciativa proporcionou uma trilha de fortalecimento que inclui capacitações e assessorias personalizadas, tanto individuais quanto coletivas. Os participantes tiveram a oportunidade de inscrever-se em um edital para concorrer a um capital semente, com cinco microempreendedores selecionados. Também foi dedicado um período ao acompanhamento da implementação dos planos de marketing e à evolução das metas de cada negócio.

Com um olhar atento à inclusão e diversidade, a iniciativa priorizou a participação de mulheres, jovens, população negra, indígena e comunidades tradicionais, abrangendo empreendedores de diversos setores, como beleza e estética, economia criativa, construção civil, comércio, serviços, alimentação e gastronomia, turismo solidário, vestuário, pesca, empregos verdes e soluções sociais.

Lamberti

Financiador:

Empreendendo com Causa e Geração de Renda e Trabalho
Empreendendo com Causa e Geração de Renda e Trabalho

O projeto Empreendendo com Causa e Geração de Renda e Trabalho, desenvolvido pela Aventura de Construir (AdC) com financiamento da Fundação Tide Setubal, teve como foco o crescimento e fortalecimento de negócios de impacto socioambiental no Jardim Lapena. A iniciativa buscou gerar trabalho e renda, ao mesmo tempo em que contribuiu para a resolução de problemas socioeconômicos da comunidade, tornando os empreendedores multiplicadores desse impacto.
Ao longo de 10 meses, o projeto acompanhou a revisão e implementação dos planos de negócios dos participantes, oferecendo capacitações e assessorias que possibilitaram o fortalecimento humano e profissional dos microempreendedores locais. Com 10 capacitações e um total de 132 participações, os empreendedores puderam aprimorar conhecimentos em áreas essenciais como precificação e marketing, superando desafios e adquirindo maior segurança na gestão de seus negócios.
A avaliação de impacto revelou que os participantes concluíram o projeto mais conscientes da importância de um planejamento estruturado e da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O fortalecimento da economia local e a criação de redes e parcerias foram aspectos fundamentais para garantir a sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

Fundação Tide Setubal

Financiador:

Crescendo em Rede
Crescendo em Rede

Financiado pelo Fundo ISC, o objetivo central foi promover a democratização de conteúdos sobre negócios de impacto social, com empreendedores de todo Brasil, e a apresentação de projetos, sendo 8 deles premiados com capital semente...

Fundo ISC

Financiador:

Compartir Vedacit
Compartir Vedacit

A Vedacit, em parceria com a Aventura de Construir (AdC), realiza ações de voluntariado corporativo – no formato on-line – para promover a sustentabilidade financeira de negócios de impacto social, com os participantes do Crescendo em Rede e de outros projetos de negócios de impacto da AdC.

Vedacit

Financiador:

Voluntariado Corporativo

Através do voluntariado, buscamos possibilitar que profissionais reconhecidos (colaboradores de grandes organizações privadas) compartilhem conhecimento especializado com microempreendedores de baixa renda por meio de assessorias personalizadas e acompanhamento sob demanda, promovendo nos beneficiários a capacidade de gerir seus negócios de modo autônomo e protagonista.

 Vi a Mão Empoderada de Mulheres Empreendedoras
 Vi a Mão Empoderada de Mulheres Empreendedoras

O projeto “Vi a mão empoderada de mulheres empreendedoras”, desenhado pela Aventura de Construir (AdC) em parceria com os coletivos femininos “Agora que são elas” e “Yabás”, da cidade de Viamão/RS, teve como objetivo central realizar capacitação empreendedora e assessoramento direcionado à 50 mulheres viamonenses em situação socioeconômica vulnerável.
Partindo da realidade, na qual a AdC já está inserida junto dessas mulheres, por intermédio dos coletivos femininos citados acima, este projeto promoveu  o acompanhamento processual das beneficiárias, ofertando capacitação e assessoria contínua, pelo período previsto, com vistas ao florescimento integral das potencialidades empreendedoras da pessoa e de sustentabilidade do negócio. O projeto ocorreu forma híbrida, com momentos presenciais e à distância, alternando momentos coletivos e individuais na formação das microempreendedoras.

Ministério da Economia de Viamão

Financiador:

E-commerce e redes de cooperação

Estes projetos apresentam como proposta capacitar e assessorar microempreendedores na gestão de seus negócios, instrumentalizando-os principalmente no e-commerce e fomentando o surgimento e o fortalecimento de redes de colaboração entre as participantes e com outros stakeholders institucionais, como ferramenta para garantir uma sustentabilidade dos resultados alcançados através deste projeto.

Incubação e aceleração

Nós queremos acompanhar cada empreendimento, mesmo que ainda seja apenas uma ideia. Independente do nível de maturidade. Seja para um negócio de subsistência ou de impacto, estes projetos visam desenvolver uma trilha específica que responda às necessidades de cada empreendedor.
A começar pela conscientização das próprias dificuldades e elaboração de planejamento e plano de execução envolvendo: Idealização, elaboração e implementação de Plano de Negócios.
A metodologia prevê a conscientização sobre os problemas socioeconômicos do território, através  de ferramentas de Design Thinking e Abordagem de Desvio Positivo (PD) e durante  toda jornada será estimulado a construção coletiva do conhecimento por meio de assessorias de grupo, com dinâmicas que possibilitem trocas de experiências e respostas sustentáveis aos próprios problemas e desafios

Acelerando Enfrente
Acelerando Enfrente

O projeto Acelerando Enfrente, realizado pela Aventura de Construir em parceria com a Fundação Tide Setubal, teve como objetivo fortalecer e estruturar negócios e projetos de impacto socioambiental geridos pelos microempreendedores beneficiários do Matchfunding Enfrente. Além de apoiar a sustentabilidade e escalabilidade dessas iniciativas, o projeto promoveu a mensuração dos impactos gerados e a transferência de metodologia de avaliação para os participantes.
A iniciativa atendeu 15 negócios sociais ao longo de um ano, oferecendo assessorias individuais e coletivas focadas na estruturação e no planejamento estratégico. Com 18 capacitações e 105 assessorias realizadas, o projeto proporcionou acompanhamento individualizado, estimulando atitudes protagonistas e fortalecendo a gestão e a sustentabilidade de cada empreendimento.
A avaliação de impacto revelou avanços na formalização, no controle financeiro e no planejamento dos negócios, além da criação de redes e parcerias estratégicas para garantir resultados sustentáveis.

Fundação Tide Setubal

Financiador:

Fortalecendo Protagonistas
Fortalecendo Protagonistas

Uma parceria com o ICE (Instituto de Cidadania Empresarial), o projeto teve como objetivo central acompanhar e auxiliar – através de assessorias remotas – pessoas da base da pirâmide a tornarem-se protagonistas do fortalecimento de economias locais, gerando desenvolvimento territorial inclusivo. Durante o projeto, a AdC orientou os microempreendedores para o uso mais adequado e planejado de recursos recebidos durante a pandemia.

Instituto de Cidadania Empresarial (ICE)

Financiador:

Reciclando Oportunidades
Reciclando Oportunidades

O projeto “Reciclando Oportunidades”, desenhado em parceria com a Fundação Tide Setubal, tem como objetivo central acompanhar a incubação, aceleração e gerenciamento de uma franquia de ecoponto de reciclagem administrada por uma família de microempreendedores na periferia Leste.

Fundação Tide Setubal

Financiador:

Formação e Fortalecimento de Multiplicadores

A AdC acredita que quando algo faz sentido em nossa vida, queremos compartilhar. E para que o compartilhar se transforme em uma multiplicação concreta e eficiente é preciso criar e garantir as condições necessárias para este processo
Por meio do acompanhamento sistemático e contínuo, os participantes destes projetos são formados a partir do método de trabalho da AdC por meio de capacitações, assessorias individuais e coletivas. A metodologia prevê a inclusão de casos práticos a serem apresentados e todos os conteúdos abordados devem levar  em conta a experiência/bagagem pessoal, garantindo a construção coletiva do conhecimento e permitindo que todos se apropriem de forma profunda. 
 A jornada da multiplicação fortalece o conteúdo aprendido, cria segurança naquele que o multiplica e ajuda o entorno.

Alfabetização em Informática I e II
Alfabetização em Informática I e II

A primeira versão do projeto, financiado pela SMIT, via emenda parlamentar da Vereadora de São Paulo Janaína Lima (Partido Novo), apresentou como objetivo  capacitar operadores dos Telecentros e dos DIGILAB’S como multiplicadores para formar empreendedores de baixa renda, usuários dos Telecentros e DIGILAB’S, para que pudessem aprender e conhecer mais sobre o universo digital.
Com o propósito de expandir a jornada digital de aprendizagem humana integral iniciada em 2021, realizamos a segunda edição do Alfabetização em Informática. 
O projeto preparou funcionários dos Telecentros e DigiLabs a formar microempreendedores para que possam usufruir de uma nova realidade virtual, garantindo uma alfabetização digital que seja eficaz e aplicável às ofertas de produtos e serviços num cenário de pandemia e pós-pandemia que nos impõe uma série de adaptações e desafios para viver um “novo normal”.

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo

Financiador:

Ajude nossa causa!

bottom of page