top of page

Não existe momento como o estágio






Olá, leitores!


No dia 18 de agosto é celebrado o dia do estagiário e, sendo eu mesmo como um estagiário atualmente, gostaria de trazer uma reflexão a todos que leem o blog da Aventura de Construir sobre o papel de um estagiário dentro da sua organização, mais especificamente dentro da área de comunicação.

A comunicação é hoje um dos pilares de qualquer organização e desempenha um papel fundamental para seu sucesso. Esse cenário é um prato cheio para qualquer estagiário que pretende seguir carreira na área. Além de colocar na prática todos os conhecimentos que são aprendidos na faculdade, uma boa trilha de estágio consegue fornecer desafios impactantes e significativos, que ajudam a moldar e guiar os primeiros passos de uma carreira.

Uma das maiores vantagens de um estágio é dar a oportunidade de aplicar os conceitos teóricos. Para um estagiário em comunicação, é aqui que a pessoa realmente começa a entender toda a dinâmica de planejar e executar uma campanha, gerenciar as redes sociais ou interagir com a mídia. Mas, mais importante do que verificar a simples execução das atividades, seu papel como gestor é explicar para o estagiário a função de cada uma das demandas, como elas interagem entre si no contexto.

Outro grande benefício para um estagiário é a oportunidade que ele tem de desenvolver sua comunicação interpessoal e seu networking. Tal como vendas e RH, a área de comunicação é uma que tem suas fundações na relação entre pessoas. Por mais que a equipe de comunicação em uma empresa pequena seja geralmente composta de poucas pessoas, a alta variedade de públicos com quem os profissionais da comunicação interagem, os famosos stakeholders, geram a possibilidade de o estagiário aprender a transitar entre essas diferenças.


Entender que nem todos os públicos são iguais e cada um pede tratos diferentes abre uma porta para o estagiário fazer conexões realmente valiosas no setor. Abrir uma rede de contatos pode ajudar o estagiário futuramente, seja na tão sonhada efetivação, seja em indicações, referências e recomendações para vagas em outros locais.


Um estágio, quando bem gerido, planejado e executado, pode ser mais do que uma obrigação curricular do MEC para a graduação de um aluno de comunicação. Através do aprendizado prático, o estagiário consegue se desenvolver de forma que não conseguiria em nenhum outro lugar. É o ambiente perfeito para aprender novas tendências e entender como elas se aplicam no ambiente corporativo, coisa que não se consegue dentro de uma sala de aula.

Por fim, deixo meu apelo para você que tem algum estagiário na empresa ou na sua equipe. Obviamente que existem decisões e processos que são mais sensíveis e devem ser resolvidas em um fórum reduzido, mas na medida do possível, envolva o estagiário na sua rotina. Chama ele para as reuniões que você participa e entregue demandas que sejam realmente significativas para ele. Dê liberdade e espaço para o erro, estimule-o a desenvolver um projeto impactante para a área, aproveite que ele chega sem vícios da sua empresa e agarre essa oportunidade para melhorar sua empresa.


Feliz dia dos estagiários para todos que ocupam essa posição tão importante!


Supervisionado pela Profª Paula Franceschelli.


bottom of page