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Iguais, mas diferentes, as redes sociais. Parte I, Instagram







Olá, leitores!


É inegável o impacto que as redes sociais têm na sociedade de hoje e saber utilizá-las bem pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso de um negócio, independentemente da idade ou tamanho. As plataformas que mais se destacam hoje são o Instagram, TikTok e Facebook. Elas possuem bilhões de usuários ativos ao redor do mundo e oferecem oportunidades únicas de engajamento com o público.


Especialmente para empresas pequenas, as redes sociais digitais são muito valiosas pois permitem competir em pé de igualdade com empresas maiores, já que não precisam gastar uma fortuna em mídia. Mas, para isso, é importante possuir conteúdo orgânico e autoral de impacto.


Trabalhar com redes sociais digitais é uma ótima estratégia de comunicação independente do foco do seu negócio, mas saber as funcionalidades de cada plataforma é importante para entender como redirecionar os esforços. Vou apresentar para vocês os diferenciais de cada uma dessas redes, mas para não deixar tudo em um texto maior que a saga de Senhor dos Anéis, vou dividir o conteúdo em quatro, assim vocês conseguem absorver o que precisam sem comprometer muito tempo.

Neste mês, falaremos sobre o Instagram, em outubro daremos um foco ao Facebook, novembro abordaremos o TikTok e, para fecharmos o ano, em dezembro teremos uma conclusão.


O Instagram é uma plataforma voltada para conteúdos visuais, afinal ele surgiu como uma rede de compartilhamento de fotos. Com a sua evolução ao longo dos anos, foi adquirindo novas funcionalidades, dentre as mais famosas e usadas hoje são o Feed, Destaques, Stories, IGTV e Reels. Além disso, o Instagram permite que empresas anunciem produtos e façam a venda direto pelo aplicativo.

Com isso em mente, cinco estratégias que irão ajudar a sua performance na rede são:


1. Defina seu público-alvo: antes de pensar no conteúdo, é necessário definir quem são as pessoas que você quer impactar. Qual é seu cliente ideal? Quais são suas preferências e desejos na plataforma e como sua marca vai se conectar com esse cenário? Responder essas perguntas coloca sua empresa no caminho certo.


2. Crie um perfil atraente: o Instagram hoje é o que os sites eram dez anos atrás. Mais do que um lugar para despejar conteúdo, o Instagram hoje é a vitrine de uma empresa. Esteja seguro que seu perfil está completo, tem uma imagem de perfil em alta qualidade, os Destaques estão em ordem e são relevantes e deixe um link que redirecione para uma página importante para a empresa.


3. Compartilhe conteúdo de qualidade: no Instagram, o conteúdo é rei. Esteja seguro que o conteúdo que você produz é relevante para seu público como dicas, tutoriais, imagens e vídeos sempre em alta definição. Se adapte também, perceba qual tipo de conteúdo que melhor performa e entenda os motivos.


4. Utilize os recursos do Instagram: como mencionado, o Instagram possui inúmeras formas de alcançar o seu público. Varie os formatos dos seus posts e faça testes para descobrir qual funciona melhor com o seu público. Aproveite também as ferramentas de venda para converter público engajado em clientes.


5. Interaja com seu público: afinal de contas, o Instagram é uma rede social. Responda a comentários nos seus posts, envie mensagens para pessoas que demonstram interesse e participe das conversas. Assim, você consegue criar uma comunidade engajada em torno da sua marca


Gostaram das dicas? Espero que consigam melhorar ou implantar o Instagram nos negócios de vocês. Compartilha comigo, vou adorar saber.



Até o mês que vem!



Supervisionado pela Profª Paula Franceschelli.


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