top of page

Iguais, mas diferentes, as redes sociais. Parte III, Facebook





Olá, leitores!


No texto desse mês vamos falar sobre o Facebook. A rede social reformulou o jeito que o mundo se conecta e o que começou como um projeto de faculdade, hoje controla quase todos os dados secundários sobre o público e faz parte do nosso cotidiano de formas que eram improváveis quando a rede foi criada.


Entender como o Facebook atinge e segmenta o público é entender as próprias dinâmicas da maioria das redes sociais. Isso acontece pois a Meta é proprietária não só do Facebook, mas também do Instagram e está constantemente evoluindo e transformando suas plataformas com todas as tendências mundiais.


Por mais que o Facebook tenha perdido espaço no Brasil pro Instagram e o TikTok, ela ainda é a terceira rede mais utilizada no país e mundialmente ainda conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos todo dia. Vamos ver algumas dicas de como usar o Facebook ao seu favor?


  1. Saiba seu público-alvo: essa dica vale pra qualquer coisa que envolva comunicação ou marketing. Saber quem você quer atingir vai calibrar tanto sua mensagem como o canal e as suas estratégias. O Facebook possui a maior base de usuários entre todas as redes sociais e a maior granularidade de segmentação. Saber quem você quer atingir facilita a direcionar o seu investimento na rede para um público mais receptivo ao seu conteúdo.

  2. Aproveite os Grupos: os Grupos no Facebook foram a evolução das comunidades do Orkut. Eles são a forma de pessoas com interesses comuns interagirem e conversarem sobre os assuntos que interessam. Participe de grupos abertos ou fechados para acompanhar as conversas do seu público e usar isso a seu favor.

  3. Teste diferentes formatos e conteúdos: o Facebook é uma plataforma que permite todos os tipos de conteúdo que você pode imaginar e toda hora aparece alguma coisa nova. Faça posts diferentes até encontrar o que melhor funcione para sua empresa e sempre acompanhe as novidades da plataforma.

  4. Faça os cursos gratuitos fornecidos pela Meta: a dona do Facebook possui um hub com várias aulas e formações disponíveis para ajudar quem atua com o Facebook, principalmente com anúncios. Todos os cursos podem ser acessados pelo link: https://www.facebook.com/business/learn .


Assim fechamos nossa série sobre as redes sociais. Espero que tenha sido útil e proveitoso essa jornada para entender como, apesar de serem iguais como redes sociais, elas são diferentes no jeito que impactam cada um de nós e precisam de estratégias diferentes para serem efetivas.


Nos vemos no mês que vem!


Supervisionado pela Profª Paula Franceschelli.

bottom of page