top of page

Trajetórias que inspiram – ProtagonizAqui

Para muitos a ideia de iniciar a vida em um outro país é um desafio quase inalcançável. Mas para aqueles que tentam, a esperança de recomeçar ultrapassa as barreiras da dificuldade.

Nesta semana, o Blog AdC apresenta a trajetória de migrantes latino-americanos participantes do projeto “ProtagonizAqui – Aprendendo a Empreender”. Realizado em parceria com a Casa Venezuela e Missão Paz, e com financiamento da Inter American Foundation (IAF), o projeto tem como objetivo a inserção de maneira digna deste público na sociedade brasileira, fortalecendo o protagonismo dessas pessoas, através de sua inclusão produtiva e consequente emancipação.

Leia mais abaixo!

Os protagonistas dessas histórias buscam, em outros países, alternativas para dar uma condição de vida melhor para suas famílias no quesito econômico, estrutural e emocional. Dentro desses temas, uma das principais dificuldades é a inserção laboral.

No Brasil, existem diversas políticas para inclusão, mas ainda não abrangem toda a parcela necessária. Nesse cenário, muitos veem no empreendedorismo uma alternativa. Como Yulexy Gonzalez, participante do projeto “ProtagonizAqui”, que durante a pandemia se viu em uma realidade totalmente diferente.

Yulexy é venezuelana e veio para o Brasil há três anos com seu marido e três filhos. Na Venezuela trabalhava no centro de segurança de um aeroporto e seu marido vendia salgados. Quando chegou no Brasil, viu a necessidade de cuidar dos seus filhos enquanto o marido trabalhava, já que não tinha nenhum parente próximo. Durante a pandemia, a família perdeu sua renda com a demissão do marido de Yulexy. Foi aí que viram o empreendedorismo como uma alternativa.

Com a experiência do seu marido na fabricação de salgados, eles resolveram começar a venda por delivery de salgados venezuelanos na pandemia, o @salgadosvenezuelanos. “No início foi um grande desafio, porque não tínhamos delivery e não conhecíamos São Paulo. Meu marido saia de bicicleta para fazer as entregas”, comenta Yulexy. Mas isso não os impediu de continuarem tentando. Depois de um período, sua filha criou um Instagram para o negócio e eles foram criando estratégias para alavancar as vendas.

Neste momento, através de uma amiga, conheceram o projeto “ProtagonizAqui”. “Minha amiga nos contou sobre o projeto. De início eu não queria participar, porque são muitas responsabilidades e era um projeto longo, mas mudou minha vida, porque eles realmente te acompanham e te incentivam a fazer acontecer. Com as atividades propostas e a ‘cobrança’ você se vê na obrigação de realizar e isso traz frutos”. Ela ainda acrescenta “quem me ensinou a cozinhar foi o meu marido, porque de início eu não sabia fazer os salgados, mas me arrisquei porque ele precisa voltar a trabalhar e eu poderia continuar com o empreendimento e cuidando dos meus filhos. Quando vi a proposta do projeto, tudo se encaixou”.

Hoje, Yulexy possui um ponto de venda para os salgados e com a proposta apresentada na finalização do projeto, vai receber um capital semente para alavancar seu negócio. “Saber que tem pessoas que apoiam a gente e que também existem outras pessoas na mesma situação, nos permite acreditar que não estamos sozinhos”, finaliza.

Assim como Yulexy, Moise, outro participante do projeto, também vê na sua trajetória a importância do apoio. Moise veio do Haiti e está no Brasil há 9 anos com a sua esposa. Hoje vive com ela e uma filha pequena. De início ele viu no projeto a oportunidade para sua esposa aprender um pouco mais do português, que ainda não domina totalmente, mas depois enxergou outras oportunidades. “Hoje tenho o sonho de abrir um mercadinho e trago o aprendizado de finanças para a nossa casa”, explica.

Essas histórias podem seguir muitos rumos mas apenas eles, os protagonistas das suas trajetórias, podem definir por qual vão seguir.

Na perseverança dessa trajetória, a contribuição dos participantes no projeto resultou em um e-book da sistematização da experiência e receitas realizadas, por eles, na fase de culinária.

O lançamento será realizado no dia 28/03 em um evento presencial e todos estão convidados!

Para mais informações e inscrições, acesse o link: https://forms.gle/3KpaoYDKqTCYNFeM8

bottom of page