top of page

PRESERVANDO A TERRA: A JORNADA SUSTENTÁVEL DA OKÊ AVENTURA


No mês de maio, a Aventura de Construir dedica as suas publicações ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 15 - Vida Terrestre: “Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade”.


Para a Jornada de Sustentabilidade de hoje, portanto, entrevistamos Diego Cruz, fundador da OKÊ Aventura, que compartilhou conosco sua inspiradora jornada de transformação pessoal e empreendedorismo, que se entrelaça com a missão de preservação e gestão sustentável dos ecossistemas terrestres e das florestas, um dos pilares fundamentais do ODS 15.


A história do negócio do Diego começa com uma conexão profunda com a natureza, um refúgio que o acompanhou durante os desafios que enfrentou no seu antigo emprego. A relação ruim com o trabalho o levou a realizar uma transição de carreira e, nesse contexto, nasceu a OKÊ Aventura, uma agência de viagens que oferece experiências de aventura e ecoturismo, enraizada na paixão pela preservação ambiental.


Diante dos novos desafios de gerenciar o seu próprio negócio, ele conheceu a Aventura de Construir (AdC), através do projeto Resenha Empreendedora. Posteriormente, participou dos projetos Realidade Empreendedora, e Decisão Empreendedora. Diego conta que, através da AdC, revisou estratégias e aprimorou suas habilidades de gestão, encontrando apoio para organizar e estruturar sua empresa.


Diego – Acho que foi um momento muito bom pra eu rever algumas coisas que eu já tinha feito. Pensar o modelo de negócio e algumas coisas nesse sentido. Eu tinha feito já, mas fazia muito tempo que eu não visitava. Então, ali, com a AdC, eu revisitei essas coisas e eu trabalhei isso de uma forma mais estratégica. Acho que isso foi muito importante, além de também eu começar a olhar um pouco mais pro financeiro, planejamento, organização. Porque, ainda assim, a minha vida estava bem desorganizada, né? Não tinha muito controle das coisas que estavam acontecendo. E acho que o principal que veio, assim, muito forte, foi eu aprender a me organizar e criar alguns procedimentos, sabe? Que são coisas que eu tenho até hoje.




Diego ressalta que as viagens oferecidas por sua empresa contribuem diretamente para a conscientização e educação ambiental. Utilizando os princípios do Leave No Trace, eles minimizam o impacto ambiental e promovem uma conexão respeitosa entre os viajantes e os ecossistemas visitados. 

A Leave No Trace é uma organização pioneira na ciência, que fornece soluções comprovadas e baseadas na investigação para a proteção do mundo natural. Consciente da importância da preservação ambiental, Diego participou de uma formação e possui um certificado da organização, da qual utiliza os princípios para “não deixar rastros” em suas viagens e passeios. 


Diego – Eu acredito que (a OKÊ Aventura) contribui plenamente (para a preservação ambiental), sabe? Porque é uma coisa, quando a gente fala sobre educação ambiental, é muito importante a questão de estar nos lugares que precisam ser preservados, conhecer para entender o porquê eu tenho que preservar aquilo.


É muito mais fácil, no processo de aprendizagem, você ter o contato com aquilo que você deseja proteger. E, através do turismo, a gente consegue causar isso. Porque, assim, as nossas atividades, elas não param só em levar os turistas para aqueles locais e a gente ir lá fazer as atividades que a gente quer fazer e ir embora.


Não, a gente conecta as pessoas com os lugares, a gente traz as histórias. A gente traz técnicas e meios para que a visitação cause o mínimo impacto possível. A gente tem uma série de práticas que usa pra isso, uma base delas é o Leave No Trace, pensando sempre no mínimo impacto.




Ao promover a conscientização sobre a importância da preservação, Diego acredita que a OKÊ Aventura “planta sementinhas” de cuidado e respeito pelo meio ambiente nas pessoas que participam das suas aventuras. 

A abordagem de Diego está totalmente alinhada com os princípios da ODS-15 e reflete o compromisso que ele e sua equipe têm com a proteção e a sustentabilidade dos sistemas terrestres.

Sobre a relevância pessoal dessa missão, Diego enfatizou a importância de preservar esses ambientes não apenas para as gerações presentes, mas também para as futuras. Sua paixão pela natureza o impulsiona a agir, a ser um agente de mudança e a garantir que lugares extraordinários permaneçam acessíveis e conservados.


Diego – Pessoalmente falando, é sobre a existência, a gente precisa garantir a vida na terra para que a nossa vida exista, isso é uma base. E indo um pouco mais, uma percepção, eu gosto muito de estar na natureza, gosto muito das paisagens, dos desafios que são oferecidos, enfim, tudo mais, e se eu não preservar isso, não vai estar disponível mais pra mim e nem para as próximas gerações. Pra mim é muito apaixonante eu poder ver o quanto as pessoas se sentem bem nesses lugares de desafios, e também ver a relação entre as pessoas e os ambientes, a relação harmoniosa entre os dois, é muito gratificante pra mim ver isso. Só que eu tenho plena consciência que para que isso continue existindo, a gente tem que cuidar, a gente tem que preservar e a gente tem que ensinar as pessoas sobre esse cuidado, porque senão vai deixar de existir.


Diego ainda ressalta como a Aventura de Construir trouxe para ele uma visão de como mensurar o impacto que ele gera com o seu negócio. Hoje, ele mensura a quantidade de pessoas que ele impactou e está elaborando um sistema para mensurar o quanto de lixo eles dão a destinação adequada durante as suas atividades. 


A história de Diego e da OKÊ Aventura é um exemplo inspirador de como o empreendedorismo pode se alinhar com a preservação ambiental e os objetivos de desenvolvimento sustentável. Por meio de suas viagens e práticas responsáveis, ele não apenas compartilham a beleza da natureza, mas também trabalham ativamente para protegê-la, um passo crucial em direção a um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.




Комментарии

Не удалось загрузить комментарии
Похоже, возникла техническая проблема. Заново подключитесь к интернету или обновите страницу.
bottom of page