Práticas sustentáveis simples para implementar no seu negócio
- Sofia Missiato
- 24 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Por Verônica dos Santos Silva

Aqui no Blog da AdC a importância da ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima – e sustentabilidade segue sendo assunto no mês de julho, tema importantíssimo para o seu negócio. Quer saber o porquê? Vem comigo!
É inegável que a sustentabilidade se tornou um dos temas do século e tem afetado a sociedade de diversas formas, sendo assim, quem empreende não pode ficar por fora desse assunto, visto que hábitos de consumo, práticas e estratégias empresariais também são influenciados por essa, não tão recente, preocupação Global.
Não se pode mais adiar a responsabilidade ambiental que todo negócio possui, sendo ele pequeno ou micro, colaborar com uma sociedade mais sustentável é imprescindível. Os pequenos negócios são uma parte importante da economia do nosso país, em 2021, segundo dados do Sebrae, os pequenos negócios foram responsáveis por 70% das novas vagas de trabalho e por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, trazendo consigo um poder de impacto importante em nossa sociedade atual. É necessário atentar-se aos danos de curto de longo prazo que as práticas não sustentáveis do seu negócio podem causar na natureza.
Além disso, a pressão e exigência vinda dos consumidores por posicionamento referente as práticas relacionadas a ESG (Estratégias de governança, responsabilidade social e meio ambiente) e produtos sustentáveis existe e é crescente. Os consumidores se preocupam com a sustentabilidade e a respaldam com o bolso.
Dar um passo rumo a responsabilidade ambiental pode trazer uma imagem positiva ao seu negócio, facilidade no acesso ao crédito e financiamento e fidelização de clientes! Por isso, desenvolver atividades sustentáveis, baseadas na ética e respeito ambiental, também se torna uma maneira válida de fortalecer o seu negócio e de todos que se relacionam com ele.
Diante disso, se você deseja não mais adiar a responsabilidade ambiental que o seu negócio carrega, vem conferir práticas sustentáveis simples para começar antes mesmo que julho acabe! Você pode começar por:
- Investir, promover ou participar ativamente de ações de responsabilidade ambiental;
- Se conscientizar sobre o desperdício de água e uso excessivo de energia elétrica;
- Se informar e respeitar a legislação ambiental;
- Eliminar o uso de itens descartáveis optando pelo uso de itens duradouros;
- Gestão dos resíduos sólidos e reciclagem.
Com planejamento e intencionalidade, é possível adaptar essas práticas à sua realidade econômica e ainda gerar um impacto positivo no bairro em que seu negócio está inserido.