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Os desafios para microempreendedores durante e pós pandemia

Por: Nathalia Evelyn Firmino, voluntária

Redução das vendas e consequente diminuição no faturamento levaram muitos microempreendedores a fecharem seus lojas físicas, seja pela dificuldade em fidelizar clientes diante do cenário imposto pela pandemia de Covid-19, seja pela falta de habilidade e capacidade operacional em adaptar processos internos para seguir trabalhando diante deste outro normal.

Neste momento, mais do que nunca, empreendedores que almejam aumentar a competitividade e permanecer no mercado precisam estar abertos ao novo e à reinvenção, por isso vamos compartilhar algumas dicas e orientações sobre como criar estratégias de inovação para conseguir progredir com seu empreendimento nesta realidade atual.

Há quem diga que toda crise gera oportunidade…

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Brasil ganhou aproximadamente 1 milhão de novos microempreendedores individuais (MEI). Segundo o Relatório Executivo do Empreendedorismo no Brasil, organizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (responsável pela pesquisa GEM), estimou-se que em 2019 havia um total de 53,5 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora.

Mas nem tudo são flores…. Ao passo que muitas empresas nascem, tantas outras terminam suas atividades por complicações financeiras ao não conseguirem responder às novas demandas do mercado. Por isso mesmo, diante de um cenário desfavorável, temos que aprofundar nosso olhar sobre o que fazemos para reconstruir ou mesmo construir novas saídas para encontrar a sustentabilidade do negócio.

Uma coisa é certa: com o desemprego e a flexibilização das relações de trabalho, muitos brasileiros têm visto o empreendedorismo como saída estratégica para lidar com a crise. E, sendo assim, você agora deve estar se questionando sobre como prosperar com tanta gente empreendendo… Então aqui fica a dica principal: o segredo é INOVAR!

A inovação pode ser um diferencial para pequenos negócios que querem aumentar a competitividade e obter novas parcelas de mercado, assim como fidelizar seu público e conseguir novos clientes. Inovação também significa pensar fora da caixa para fazer o que você já faz, mas de um jeito diferente do habitual.

Abaixo, separamos sete dicas aplicáveis para te ajudar a reinventar seu negócio em tempos de pandemia:

Compreenda o ciclo de vida do seu negócio: Entenda todo o processo produtivo do seu produto ou serviço para repensar novos modos de fazer;

Tenha uma presença digital: Microempreendedores precisam estar atentos para construir relacionamento com o cliente e a internet é um ótimo caminho;

Considere práticas sustentáveis: Cada vez mais a sociedade vem cobrando ações sustentáveis de empresas, por isso adotar medidas socialmente responsáveis e sustentáveis te coloca na frente da concorrência;

Seja flexível: Estar aberto ao novo e repensar práticas de negócios é importante;

Procure novos conhecimentos: Aposte em ampliar seus conhecimentos e referências para ter um novo repertório de “como fazer”.

Amplie o networking: Fazer trocas com quem também está empreendendo pode te apresentar novos horizontes e a criação de possíveis parcerias estratégicas.

Faça testes: Qualquer ação realizada precisa ser testada, você pode ter uma ideia ótima, mas que na prática não funciona tão bem. Teste! E, se necessário, seja flexível para recriar, reconstruir e reaprender, sempre!

Temos muita curiosidade de conhecer as suas descobertas na aplicação destas 7 dias!!!

Conte-nos!

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