top of page

Do efêmero ao sólido: uma história de novos começos

Sandra Maria, moradora de Nova Odessa, uma cidade de 60 mil habitantes no interior do Estado de São Paulo, inicia sua vida empreendedora como muitas mulheres brasileiras. Afastada do mercado formal de trabalho, depois de mais de 28 anos trabalhando em um hospital como assistente administrativo no centro cirúrgico, decidiu começar seu próprio negócio.

Apesar da decisão de empreender, precisava entender como poderia investir melhor seus recursos financeiros provenientes da rescisão trabalhista.

Ladeira’s BBQ: o início da jornada:

Mesmo sem a devida orientação para a gestão de um bom negócio, colocando-se em movimento, Sandra começa a sua hamburgueria em outubro de 2018. Nomeada como Ladeira’s BBQ, situado na mesma cidade em que mora, o empreendimento ganhou 3 prêmios de melhor hamburgueria em 4 anos desde a sua fundação.


Sandra e equipe seguram o certificado do prêmio de 2020 como vencedora da melhor hamburgueria da cidade.

No início do negócio, Sandra contava com uma pequena equipe de três pessoas, que a ajudavam no preparo dos lanches, controle financeiro e entrega. Conforme o cenário produtivo de vendas foi melhorando, viu-se a necessidade de expandir o negócio. Portanto, mais seis pessoas se juntaram ao time, totalizando uma equipe de nove pessoas empregadas além da própria Sandra. O sucesso era aparente!

Novos hambúrgueres eram criados e rapidamente aprovados pelos clientes. As vendas aumentaram e o negócio chegou a ter uma ótima média de faturamento mensal em 2019.

E foi nesse ano, com a clientela satisfeita e crescente, que o Ladeira’s BBQ ganhou seu primeiro prêmio como melhor Hamburgueria da cidade. Desde então, os prêmios se sucedem a cada ano, com exceção apenas de 2021 devido a pandemia do covid-19, e os problemas de gestão que acarretaram no fechamento por um mês do estabelecimento.


Grupo de amigos que estavam festejando no ambiente do Ladeira’s. – Foto: janeiro de 2020.

Chega o ano 2021, auge da pandemia e dos problemas financeiros da hamburgueria, e Sandra participou ativamente do Projeto “Lamberti Transforma”, realizado pela Aventura de Construir (AdC) em parceria com a Lamberti Brasil.

Sucesso aparente: hora de encarar!

Ao participar das capacitações e assessorias, a empreendedora começou a entender mais sobre a gestão do negócio, controle financeiro e sustentabilidade. Passou a refletir sobre as situações do dia-a-dia no ambiente da hamburgueria e, em uma de suas reflexões, Sandra se questionou: “vejo o dinheiro entrar, mas não sobra nada no fim do mês! O que está havendo?”

Com o apoio da AdC, Sandra percebeu que mesmo com um bom faturamento, o negócio não estava alcançando sustentabilidade financeira, e que havia custos que não eram percebidos, os chamados custos fantasmas.

Tais custos se sucederam desde a fundação até meados de 2021 e culminaram em prejuízos irreversíveis.

Nesse período, os problemas financeiros já mostraram suas caras e Sandra precisava tomar decisões emergenciais. Optou por parar as atividades do Ladeira’s em setembro de 2021, uma vez que as dívidas com os fornecedores começaram a se acumular.

A falta de conhecimentos prévios em gestão, educação financeira e administração fizeram com que o negócio acumulasse prejuízos e desenvolvesse dívidas.

Contudo, “depois da tempestade vem a bonança”, e com empenho e dedicação, Sandra buscou orientações junto à equipe da AdC e decidiu recomeçar, dessa vez com um postura diferente frente à gestão do próprio negócio.

Superação e nova fase: começa a nova jornada do Ladeira’s BBQ

Em outubro de 2021 recebe uma ligação de Valdenir, um antigo cliente. Ele contou que viu o anúncio de venda do Ladeira’s e ficou muito triste, por isso, decidiu ligar e entender se conseguiria ajudar em algo. Valdenir era um apaixonado pelos hambúrgueres e não queria de forma alguma que aquele empreendimento fechasse.

Depois de algumas conversas, Valdenir e sua esposa, Dara, convidaram Sandra para uma parceria. O casal de empreendedores tinham um bar, o “New House Bar”, que naquele momento também passava por turbulências econômicas devido à pandemia e outros fatores relacionados à má gestão.

Os dois negócios que estavam fadados a fecharem as portas, tiveram um novo capítulo em sua história.

Unindo suas visões, os empreendedores decidiram reabrir o Ladeira’s em outro local da cidade. Juntos, tiveram forças para construir um planejamento de renegociação de suas dívidas. Aos poucos o planejado foi se tornando executado…

Agora com mais experiência e controle financeiro bem ajustado, o trio de empreendedores buscam não cometer os mesmos erros.


Atualmente o empreendimento conta com 3 pessoas trabalhando no negócio, Valdenir e sua esposa Dara, além de Sandra Maria, fundadora e sócia do casal na atual fase do empreendimento.

Além do aprendizado com experiência dos anos passados, Sandra e seus sócios se inscreveram para participar do “Projeto Lamberti Transforma II”, ainda em andamento em 2022. Sandra, Valdenir e Dara são muito participativos e aproveitam as aulas para tirarem suas dúvidas e compartilham suas experiências com os demais participantes.

Em uma das aulas sobre fluxo de caixa e precificação, Valdenir, aproveitou para tirar uma dúvida que aparece com frequência entre os empreendedores que trabalham no ramo alimentício:

“Sobre custos variáveis: os produtos estão em constante aumento, seria uma forma inteligente, na hora da precificação, jogar um valor um pouco maior relacionado ao custo? Contando que não conseguimos aumentar o preço dos hambúrgueres sempre que aumenta o preço dos produtos”.


Assessoria online com Valdenir, Dara e Sandra, durante o mês de abril de 2022 no Projeto Lamberti Transforma II. Abaixo, o consultor da AdC Lucas Faustino.

Além disso, Sandra convidou sua nora a participar da nova edição do projeto, com quem trabalhou uma época na hamburgueria. A nora e o filho possuem um empreendimento que fornece iscas de pesca.

Hoje, o empreendimento de Sandra tem um bom faturamento por mês e possui os registros financeiros na ponta do lápis, nada mal para um recomeço. Porém, o negócio está em busca de retomar o faturamento que teve em 2019 e se estabelecer novamente como a melhor hamburgueria da cidade.

Para isso, será necessário uma análise de mercado para entender as mudanças ocorridas, priorizando saber o que os clientes esperam e como alcançar novos públicos. Também saber quais são os novos concorrentes e quais os novos produtos lançados no mercado pela concorrência.

Além disso, Sandra, Dara e Valdenir precisam estabelecer critérios sólidos para ter um bom controle financeiro e para isso vão poder contar com o apoio da equipe da AdC durante o projeto Lamberti Transforma II.

Tais perguntas podem dar um direcionamento concreto para a retomada do crescimento do Ladeira’s BBQ, considerado como o melhor lanche de Nova Odessa-SP em 2019, 2020 e 2022. Assim, a médio prazo poderão garantir uma sustentabilidade para o empreendimento com clientes fiéis e ter a tão sonhada estabilidade financeira para suas famílias.

O sucesso atual vem sendo construído sobre uma base sólida, e se afasta cada vez mais daquele aparente.


Aventure-se Empreendedor!

Tem interesse em participar dos projetos GRATUITOS da Aventura de Construir? Deixe suas informações e avisaremos quando abrir as inscrições para o próximo!Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Nome Completo *

E-mail

Telefone (com DDD)

Cidade

Enviar

bottom of page