Culinária, Venezuela e Esperança: conheça Yulexy, dos Salgados Venezuelanos
- Vinicius R. Dutra
- 15 de jan.
- 2 min de leitura

Continuamos a apresentar alguns dos empreendedores acompanhados pela Aventura de Construir e retratados no livro Brilhos da Periferia. Hoje, trazemos a história da venezuelana Yulexy Fernandez, que participou do projeto ProtagonizAqui, voltado para migrantes latino-americanos residentes em São Paulo.
O texto a seguir é um trecho do livro, que conta as histórias inspiradoras de diversas pessoas que, movidas pela necessidade e determinação, transformaram suas vidas e suas comunidades por meio do empreendedorismo. Saiba mais sobre a obra e onde adquirir o seu nesse link.
Salgados Venezuelanos
Yulexy Fernandez, imigrante venezuelana, chegou ao Brasil em 2019 com a família. Em meio à pandemia, iniciou com o marido a produção de comidas típicas da culinária da Venezuela. Hoje, a proprietária dos Salgados Venezuelanos possui uma lanchonete de salgados e atende também por delivery, trazendo um pouco de sua cultura para os brasileiros e lembranças da terra natal para os imigrantes que aqui residem.
Todo imigrante que chega ao Brasil carrega uma mala cheia de esperança e de saudade. Assim foi com Yulexy Coromoto Fernandez Gonzalez, que chegou aqui em 2019, com o marido e três filhos, deixando para trás um lar, o trabalho, a família e os amigos que tinha em Maracaico (terra do sol amado), uma bela cidade situada no noroeste da Venezuela, onde vivia.
Yulexy trabalhava como agente de segurança no aeroporto, e seu marido havia montado uma loja de salgados, onde vendia arepas, tequeños e papitas, alimentos que fazem parte da culinária tradicional do país e são bastante consumidos no dia a dia, estando presentes no café da manhã, no lanche das crianças e em refeições rápidas.
O negócio foi bem-sucedido durante alguns anos, mas a crise econômica que atingiu o país interrompeu esta trajetória. Em 2018, no auge da crise política e econômica, a escassez de alimentos e alta dos preços, associada à falta de água e energia, tornou inviável a continuidade da loja e a vida na Venezuela.
A falta de alternativas econômicas levou a família a pensar em emigrar. As notícias que chegavam por meio de amigos que haviam se estabelecido no Brasil descreviam um cenário favorável ao acolhimento de estrangeiros e
boas perspectivas de trabalho. A família então tomou a difícil decisão de emigrar em busca de uma vida melhor.
Com a ajuda de amigos que haviam emigrado e viviam em São Paulo e uma rede de apoio formada pelos membros de sua igreja, Yulexy e sua família estabeleceram-se na cidade. Começava uma nova etapa na vida da família:
era preciso aprender um novo idioma, adaptar-se a uma vida diferente e buscar uma fonte de renda enquanto aguardavam a regularização de sua situação para poderem trabalhar legalmente no país.
O DIFÍCIL COMEÇO NO MUNDO DA GASTRONOMIA
Às dificuldades naturais de adaptação somaram-se os desafios trazidos pela pandemia. Buscando uma forma de obter renda em meio às restrições impostas naquele período, Yulexy e seu marido começaram a produzir salgados em sua casa, mas as vendas custavam a crescer, pois havia um grande obstáculo a ser vencido...
Quer continuar lendo e conhecer a história de diversos outros empreendedores? Acesse o link e saiba como adquirir a sua cópia do Brilhos da Periferia.