top of page

Construindo um futuro melhor: ODS 8 e o Trabalho Decente para todos



O que são os ODS? No #BlogAdC de hoje, continuamos a explorar as metas definidas pela ONU e falaremos de um objetivo muito importante para a AdC: ODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Fique ligado no nosso blog e nas nossas redes para saber mais sobre cada um!


Em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Agenda 2030. Essa iniciativa global visa um futuro mais sustentável e equitativo para todos, abordando questões como pobreza, fome, desigualdade, mudanças climáticas e paz.


Os ODS representam um compromisso global para construir um mundo melhor para as pessoas e para o planeta. Eles servem como um guia para governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos em seus esforços para alcançar um desenvolvimento sustentável.


Os objetivos são amplos e interconectados, mas cada um tem uma lista separada de metas a serem alcançadas. Ao todo, são 169 alvos dentro dos 17 objetivos. No modelo abaixo é possível visualizar os aspectos econômicos, sociais e ecológicos dos ODS, cada um servindo de base para o anterior.




Trabalho Decente e Crescimento Econômico

O ODS 8 se concentra na promoção do crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos. Esse objetivo é fundamental para a erradicação da pobreza e a construção de sociedades mais justas e prósperas.


Trabalho decente significa ter acesso a um emprego que ofereça: salário digno e condições de trabalho seguras; proteção social e direitos trabalhistas; oportunidades de desenvolvimento profissional; igualdade de oportunidades e não discriminação. 


Esses pontos são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. Ele permite que as pessoas atendam às suas necessidades básicas e melhorem sua qualidade de vida, contribuam para o desenvolvimento econômico de seus países e participem ativamente da sociedade.


Objetivos do ODS 8


O ODS 8 possui 12 metas para acompanhar o progresso global. Entre elas, podemos destacar:


  • Alcançar até 2030 pleno emprego e trabalho decente para todos, incluindo mulheres e jovens;

  • Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e saudáveis;

  • Erradicar o trabalho forçado, a escravidão moderna e o tráfico de pessoas;

  • Promover o turismo sustentável que gere empregos e renda.



Apesar dos desafios, alguns progressos já foram alcançados. Entre 2010 e 2019, a taxa global de desemprego caiu de 6,3% para 5,5%, depois aumentando em função da pandemia de Covid-19 e chegando a 5,8% em 2022. Além disso, o número de crianças em trabalho infantil diminuiu significativamente.



A Aventura de Construir e os ODS


A Aventura de Construir é uma instituição que, como membro do Global Compact e do Catalyst 2030, se compromete a colaborar com os ODS em cada ação que realiza. Trabalhamos frequentemente em pelo menos 9 ODS diferentes, como pode ser visualizado abaixo no gráfico de distribuição dos objetivos em nossos projetos de 2022:





Todavia, acreditamos que o trabalho é mais preciso quando focamos em uma meta principal. No caso da AdC, é o ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, que se relaciona diretamente com a nossa missão: "Apoiar o crescimento pessoal e a transformação socioeconômica. Promover o desenvolvimento territorial local e inclusivo, focando em microempreendedores de baixa renda de periferias".



O que podemos fazer para alcançar o ODS 8?


O ODS 8 é fundamental para a construção de um futuro mais justo e próspero para todos. Através do trabalho conjunto de governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos, podemos alcançar um mundo com trabalho decente para todos. 


Todos nós podemos contribuir para o alcance do ODS 8. Algumas ações que podemos tomar:


  • Consumir produtos e serviços de empresas que promovem o trabalho decente;

  • Apoiar iniciativas que incentivam o emprego e a geração de renda;

  • Cobrar dos governos e empresas o cumprimento dos direitos trabalhistas;

  • Educar e conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho decente.


E você também pode colaborar para que a Aventura de Construir continue apoiando e formando microempreendedores de periferia. Acesse este link e ajude!

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page