top of page

COMO ORGANIZAR ALIMENTOS NA GELADEIRA

Neste momento estamos todos mais comprometidos com a limpeza e a organização dos nossos espaços e casas … Monica Minelli segue nos acompanhando com novas dicas!

Vamos passo a passo e também considerar cada tipo de geladeira/freezer:

  1. Tamanhos, (em litros), design (vertical na maioria das casos), cor (chamada de linha branca, mas atualmente as campeãs de vendas são as brancas e aço inox);

  2. Voltagens: 110 WV X 220 WV: Depende do tipo de instalação elétrica de cada residência/comercio. Esta opção é feita na hora da compra do aparelho;

  3. Com mais espaço para freezer ou NÃO: Cada família/empreendedor, já 1 tipo de escolha na hora da compra, dependendo da sua necessidade: número de pessoas que manipulam o aparelho e necessidade de cada família/empresa;

  4. Levar em consideração a quantidade de alimentos congelados: proteínas, sorvetes, gelo, e a sazonalidade de cada alimento congelado.

  5. Mas todas as geladeiras tem sua maior função: ARMAZENAR OS ALIMENTOS, PRESERVAR E AUMENTAR SUA VIDA ÚTIL, fazendo com que toda compra de hortifrútis, proteínas, frutas, ovos, frios…tenham uma conservação adequada a sua característica e destino.

  6. Quanto mais maduros e prontos para consumo, maior é a necessidade de 1 armazenamento adequado: portanto, seguem algumas dicas importantes para a preservação de cada alimento.

  7. IMPORTANTE: Sempre que possível, acondicionar os alimentos em embalagens PROTETORAS: saquinhos tanto de plástico como de papel. Hoje em dia, sabemos que os plásticos prejudicam nosso Planeta, PORTANTO VAMOS UTILIZAR OS BIODEGRADAVEIS.

  8. Vamos falar sobre a importância da higiene e conversação na geladeira:

  9. Se sua geladeira é FROST FREE: Deixar todos os alimentos acondicionados em potes ou saquinhos plásticos, pois este sistema de conversação “desidrata os alimentos”. Iniciamos fazer a higienização mensal, com ela desligada.

  10. Se sua geladeira é convencional, também é importante colocar os alimentos em potes para evitar a contaminação cruzada de “odores”, e uma vez por mês se dedicar ao degelo para higienização e manutenção do freezer também.

  11. Em ambos os casos é importante a HIGIENIZAÇÃO do interior da geladeira/freezer: indicamos a mistura de água dom BICARBONATO DE SÓDIO num pano úmido: limpa, elimina odores e mantem as borrachas da portas lubrificadas.

As dicas abaixo, fazem parte de uma pesquisa sobre a conservação adequada de alimentos.

  1. Não lave os alimentos antes de guardá-los;

  2. Se você tem a mania de lavar frutas e legumes antes de guardar, vai precisar rever os seus conceitos. Você até pode limpá-los com um guardanapo de papel, mas nunca com água, para não perder a camada que os protege e que atrasa o apodrecimento;

  3. Frutas e Legumes preferem ambiente SECOS: a umidade facilita o surgimento de fungos. Seque bem os alimentos antes de guardar. Coloque toalhas de papel no fundo dos potes, elas ajudam a absorver o excesso de umidade;

  4. Guarde os abacates em sacolas de papel: um abacate verde é melhor conservado na temperatura ambiente e enrolado em jornal ou em uma sacola de papel grosso. Quando ficar maduro, leve à geladeira e coloque em um saquinho plástico.

  1. Algumas frutas e legumes não devem ser colocados na geladeira: tomates, pepinos e pimentões devem ser mantidos na temperatura ambiente. Na geladeira, os pimentões perdem o aroma e ficam moles, enquanto que os tomates e os pepinos ficam pegajosos.

  2. As frutas e os legumes verdes devem ser mantidos fora da geladeira. Coloque-os na geladeira apenas quando estiverem maduros.

  3. Enrole com um pedaço de plástico o final da banana: em primeiro lugar, banana não combina com geladeira. Além disso, enrole um pedaço de plástico no final para conservá-la ainda mais.

  1. Legumes descascados se conservam em água: desse jeito, é possível conservar na geladeira as cenouras e o aipo, durante muito tempo. Coloque uma pequena quantidade de água e use potes de vidro ou de plástico;

  2. Quanto menor a temperatura, menos se conserva o aroma e o frescor. Para guardar os alimentos por mais tempo, deixe-os embaixo, onde é menos frio;

  3. Algumas frutas e legumes não devem ser guardados e conservados juntos:

  4. Quando maduras, algumas frutas começam a eliminar gás etileno, por exemplo bananas, melões, mangas, tomates, etc. Alguns alimentos, como maçãs, berinjelas, cenouras e brócolis, amadurecem mais rápido sob seu efeito. Ou seja, melhor mantê-los separados;

  5. Cebola e batata em diferentes compartimentos: Ao colocar cebolas e batatas no mesmo lugar, as batatas começam a brotar, o que é pior para o seu cozimento;

  6. Alho e cebola gostam de escuridão.

  1. O mesmo vale para as batatas. Não deixe as batatas onde bate sol. Melhor deixá-las em um lugar escuro e seco;

  2. Coloque uma maçã junto com as batatas, elas ficam frescas por mais tempo;

  3. Brócolis e couve-flor adoram umidade: você pode colocar na água, desde que troque todos os dias. Outra possibilidade é enrolar em uma toalha úmida;

  4. Legumes precisam de corrente de ar quando estão ao ar livre: Não deixe-os em uma caixa fechada ou embaixo da pia, pois assim eles tendem a apodrecer mais rápido. A melhor alternativa são cestas de plástico ventiladas e colocadas em espaços onde o ar circula;

  5. As uvas devem ser mantidas em um saco plástico: Se as uvas ainda não estão maduras, coloque-as em um saco plástico e deixe na geladeira. Desta forma, elas ficam mais suculentas e frescas.

E como vamos organizando as prateleiras?

Parte superior – frios e laticínios

Compartimento extra frio: localizado na parte superior do refrigerador, o compartimento extra frio é ideal para conservar frios e laticínios como iogurtes e queijos, além de gelar bebidas mais rápido e sem congelar. Assim você consegue organizar a sua geladeira de forma rápida.

A primeira prateleira – ovos, manteiga, sobras de comida

A primeira prateleira é ideal para você armazenar ovos – sim, nunca coloque-os na porta, pois a constante mudança de temperatura pode acabar estragando-os – sobras de alimentos, essas devem ser sempre armazenadas em potes com tampa e nunca na panela e manteiga.

A segunda prateleira – leite, doces, alimentos enlatados

Na segunda prateleira você pode guardar, leite, doces, alimentos enlatados, garrafas de suco, vinho e alimentos que não precisam de máxima refrigeração.

Teria imaginado que a organização de geladeira pudesse incidir nos sabores além que na conservação dos alimentos? Seguimos aprendendo … e agora a experimentar os novos sabores que nascem desta organização!!!

bottom of page