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Ciclo de capacitações Vender para Crescer

Em outubro e novembro, a Aventura de Construir realizou o ciclo de capacitações “Vender para crescer” aqui na Lapa. Foram três capacitações voltadas às técnicas para melhorar as vendas do seu negócio divididas em três temáticas: vendas físicas e presenciais; sistema de vendas; ponto de venda.

No dia 15 de outubro, a primeira capacitação foi ministrada por Cláudio Ferreira, Diretor Comercial do Metrô com foco nas vendas físicas, a segunda, teve a presença de Janete Jhun, Sócia da Joias Fany, no dia 24 de outubro falando sobre sistemas de vendas. Por fim, no dia 26 de novembro, a conversa com Camila Forte, Especialista de Gerenciamento de Categoria e Trade Marketing na Nestle Iogurtes da Nestlé.

Para ser um grande vendedor e impulsionar as vendas do seu negócio é preciso seguir algumas diretrizes e valores que serão agregados aos seus produtos. É importante que você acredite naquilo que está vendendo, que tenha segurança e conhecimento dos seus produtos. A confiança e o bom humor do vendedor interferem muito em como o cliente aceita suas sugestões e informações sobre sua compra.

Entender que o processo de venda não acaba quando o produto é vendido é uma boa estratégia para a fidelização dos clientes e a manutenção do relacionamento com eles. Percebam que é imprescindível que o bom vendedor saiba ouvir. Os clientes estão muito mais interessados em contar suas histórias do que ouvir, portanto, para um bom relacionamento, é necessário que o vendedor saiba ouvir e usar isso em seu favor.

Para que o seu processo de venda melhore e você consiga atender mais pessoas e com mais qualidade, precisamos falar dos sistemas que te ajudam a fazer isso. Para que a venda se concretize, diversos fatores acontecem em segundo plano, como o gerenciamento de estoque, emissão da nota fiscal, gerenciamento de vendedores, etc, etc, etc. e para esse momento de desespero e sobrecarga que o sistema de vendas surge como um salvador da pátria.

Para escolher o sistema mais adequado à sua realidade, você precisa pesquisar, estudar, conversar com outros empreendedores e assim tomar uma decisão. A utilização de um sistema, leva á facilitação até da implementação de uma loja online, onde o sistema é o próprio ponto de venda, por isso, é necessário estudar, planejar e ter o controle completo do seu empreendimento para maximizar ganhos e reduzir as perdas do seu negócio.

Agora você já tem um bom vendedor e um bom sistema de lojas, como você pode melhorar seu ponto de vendas?

Para melhorar seu ponto de vendas você precisa pensar em 4 pontos principais para poder remodelar e reestruturar a sua loja:

  1. Quem é o meu CONSUMIDOR e quais são os IMPULSIONADORES PARA A COMPRA?

  2. Qual a importância do PONTO DE VENDA e como explorá-lo de forma mais eficiente para AUMENTAR VENDAS?

  3. Como definir o MIX IDEAL de produtos e como EXPOR SEUS PRODUTOS da melhor forma?

  4. Como explorar VISIBILIDADE na loja?

Você precisa entender esses quatro pontos para definir quem é seu cliente e assim, melhorar seu ponto de venda. Esse exercício é fundamental pois define quem são seus clientes e isso é diferente para cada empreendimento.

Existem dois tipos de compras: planejado (racional) e por impulso (emocional) e você precisa saber explorar esses dois tipos de compra. A compra por impulso é aquela em que o seu consumidor não sai de casa com a intenção de comprar, por isso, esse é um tipo de ação completamente influenciável no seu PDV. No mundo de hoje, as pessoas se tornaram dependentes de uma coisa: o celular. Então, dentro do seu ponto de vendas, você precisa de ferramentas para tirar a atenção dessas pessoas da tela do seu smartphone como a localização dos produtos na prateleira e o uso de materiais adicionais para que o seu consumidor olhe verdadeiramente para os seus produtos.

Você precisa ajustar a exposição das suas mercadorias de acordo com seu cliente e o básico nunca pode faltar. Vamos usar o exemplo de um carro. O que faz um carro andar? Gasolina, motor, volante, etc. O carro precisa das coisas básicas para funcionar, pois de nada adianta um carro com toda a tecnologia, computador de bordo, se o motor não funciona. É assim também com a sua loja, é importante sim a variedade de produtos dentro do seu ponto de venda, mas é ainda mais necessário que os produtos básicos estejam ali presentes para conquistar sua venda e seu cliente.

Assim encerramos as capacitações de 2019 e esperamos continuar contando com você para os próximos anos. Siga a Aventura de Construir nas redes sociais e seja mais um nessa aventura de construir o seu negócio!

Para finalizar, ainda tenho uma proposta para você. Você precisa conhecer a plataforma Polen. É uma plataforma para você que gostaria de ajudar instituições e associações sem fins lucrativos a manter seu trabalho com suas doações através de vendas e compras online. Funciona para pessoas físicas que gostariam de doar e lojas online que queiram apoiar também. Acesse o site nesse link e confira esse trabalho.

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