top of page

Caso de Sustentabilidade: Luciene Marinho

Em 1996, a empreendedora Luciene Marinho foi convidada por uma amiga a auxiliar na organização de eventos. Uma ajuda em uma ocasião atípica acabou mostrando para Luciene que, além de levar jeito para o trabalho, também gostava muito de executá-lo.

A empreendedora, que ainda não se enxergava assim, passou a realizar alguns eventos por conta própria e constatou o que a princípio era só uma impressão: a paixão por este ramo de atuação.

Em 1996, ela se organizou e iniciou a Expansão Eventos. Em seu primeiro trabalho tomou gosto pela coisa. Hoje, são 25 anos no ramo, reunindo mais de 2.000 eventos realizados. Com expertise na área da saúde, agronegócio, embalagens, marketing e outros segmentos.

AS TRANSFORMAÇÕES DE UMA EMPREENDEDORA

Em junho de 2018, após mais de 20 anos de trabalho, a Expansão Eventos fechou seu último contrato, Luciene Marinho não estava mais satisfeita com seus resultados e com as parcerias realizadas ao longo do tempo, então resolve fechar a empresa e refletir sobre os rumos que deveria tomar.

Em novembro 2019, Luciene iniciou a retomada das atividades do seu negócio, mas com uma nova roupagem e com o foco voltado para Expansão Eventos, já que antes era voltado para a empreendedora e o nome da empresa era quase desconhecido pelos clientes. Então é criado o 1º COMCIFOR – Congresso Multiprofissional de Ciências Forenses e o Open Meet in Congress que marcam a retomada naquele ano.

Embora o faturamento do 1º COMCIFOR tenha sido grande, o lucro líquido foi de 3%. No Open Meet in Congress o lucro líquido negativo foi de 1,6%. Após os eventos, como podemos observar, a realidade financeira não foi satisfatória, mas a empreendedora estava preparada para esta situação. O foco deste momento era a reformatação de seu negócio e o fortalecimento de sua marca, “Expansão Eventos”.

Em 2020, com o planejamento sendo realizado para novos congressos e a venda de inscrições nos eventos sendo realizadas, a retomada do crescimento da Expansão Eventos estava se encaminhando para colher ótimos frutos.

Então surge o COVID-19, em meados de fevereiro no Brasil, aliado com a crise econômica, que afeta diretamente os eventos planejados para serem realizados presencialmente. Os eventos com datas marcadas foram cancelados e sem previsão de retorno, com isso já havia 70% da lotação total de clientes inscritos, 30% desse percentual pede devolução do dinheiro.

Luciene passa a ter dias complicados, pois não sabia o que fazer em meio o isolamento social sem data para terminar e com várias incertezas, quando em março de 2020, a empreendedora vai fazer as unhas e encontra com Marcela de Oliveira, dona do Salão Beleza Rara, que é acompanhada pela Aventura de Construir (AdC).

O salão de beleza é um espaço livre para diálogos e foi neste universo que Luciene escutou Marcela comentando sobre como a gestão do seu salão melhorou após ser assessorada pela AdC.

Empreendedoras são sempre empreendedoras, não importa o lugar. Luciene, sempre atentas às oportunidades, sentiu na hora o interesse em conhecer essa tal Aventura de Construir e garantir um acompanhamento nesse período de incertezas para seu empreendimento.

Além de atenta, é esperta! Não postergou as suas ações. Após conversar um pouco mais com Marcela e entender como a AdC funcionava, buscou o contato rapidamente.

A situação relatada acima pode parecer pequena… uma simples conversa dentro de salão. Porém, para a equipe da AdC apresenta um valor imenso. Um dos pilares metodológicos da AdC é “atuar em redes e criar pontes”. Marcela criou ponte ao relatar sua própria experiência e evolução. Marcela expandiu o alcance da AdC. Nós falamos daquilo que acreditamos. E isto é muito mais do que belo, é a prática de um trabalho concreto.

As assessorias com Luciene iniciaram em junho de 2020 e continuaram nos seguintes meses. Ao final de julho, a empreendedora já relatou para equipe da AdC que conseguia verificar as possíveis mudanças na estratégia de atuação de seu negócio. Neste mesmo mês o negócio tem o foco voltado para os eventos on-line, então Luciene que tinha funcionários em um prédio fixo, passa a ter profissionais freelancers em: anúncios em redes sociais, engajamento em mídias, além de comunicação visual e gerenciamento de site. O custo com mão de obra cai drasticamente.

Fonte: http://www.expansaoeventos.com.br

A empreendedora busca capacitações na AdC, como o Curso “A Realidade Empreendedora”, que trouxe os principais pontos sobre a sustentabilidade financeira e palestras para entender melhor as ferramentas utilizadas para os eventos on-line. Com conhecimento adquirido no período de capacitação e com profissionais qualificados (freelancers), Luciene Lança em agosto de 2020, o Open Meet in Congress – Congresso on-line Ibero Americano de Enfermagem, totalmente on-line com participação de especialistas da área de enfermagem e afins.

No mês de setembro de 2020, Luciene contabiliza mais de 180 inscritos, um salto enorme em relação aos primeiros meses do ano, em que o número de inscritos foi zero e vinha caindo com os pedidos de cancelamento de inscrição. Hoje, Luciene agradece por estar criando projetos dentro de casa, sem necessidade de ter um espaço físico e funcionários convencionais. Com a nova configuração do seu negócio, os custos caem, chegando a 5,56% do custo mensal com pessoal, bem diferente de quem chegou a ter uma folha de pagamento de R$ 18.000 em 2018.

Por fim, a Expansão Eventos entra em uma nova realidade e passa a oferecer seus serviços on-line, com custos menores e preços mais acessíveis para os clientes e com isso atinge também um novo público para os eventos. A empreendedora Luciene Marinho comenta que:

“Hoje tenho a minha empresa no meu celular e levo para qualquer lugar, não preciso me locomover e gastar com aluguel”.

Luciene Marinho

Website da Expansão Eventos | Instagram: @expansaoeventos

bottom of page