top of page

Aventura de Construir na CNN

Reportagem da CNN mostra cenário atual do Terceiro Setor e faz referência à Aventura de Construir (ADC) como uma das organizações sociais com significativo aumento na demanda de serviços

No dia 22/06/2020 foi ao ar, pela primeira vez, no Jornal da CNN com William Waack uma reportagem sobre queda nos recursos em organizações não governamentais e sem fins lucrativos por conta da pandemia de Covid-19. A mesma reportagem foi ao ar outras vezes, em diferentes Jornais e Programas da CNN Brasil.

Nesta matéria, a repórter Anne Barbosa mostra como o trabalho das ONGs em momentos difíceis como o atual se torna ainda mais importante, algo que se torna evidente pela própria demanda dos serviços oferecidos por organizações como a ADC, a qual registrou um aumento nos atendimentos de 20% entre a segunda quinzena de março e o final de junho de 2020.

De acordo com um estudo coordenado pelas consultorias Mobiliza e ReosParteners, 70% das ONGs no Brasil indicaram uma redução expressiva na entrada de recursos por conta da pandemia do novo coronavírus e 90% relataram ter todas ou parte das atividades interrompidas.

Fábio Deboni, membro do Conselho Consultivo da ADC e gerente executivo do Instituto Sabin, trás a tona que o Terceiro Setor possui desafios crônicos anteriores à crise acelerada pela pandemia de Covid-19, mas que agora se acentuam, tal como ocorre em muitos outros segmentos. Por isso, Deboni chama a atenção para a necessidade de uma distribuição de recursos mais equilibrada e justa entre as organizações que mais sofrem risco em continuar executando suas atividades.

Nesta mesma reportagem, Silvia Caironi, presidente da ADC, conta um pouco sobre a situação da Associação neste momento, revelando que projetos de dimensões mais importantes foram cancelados ou suspendidos, mas que o pedido por assessorias aumentou significativamente. Caironi sublinha a importância de um acompanhamento constante aos microempreendedores como um trabalho que “realmente incentiva as pessoas a crescerem!”

No backstage desta reportagem, muitas outras informações foram fornecidas sobre a positividade da experiência deste período tão cheio de desafios, entre as quais a surpresa de ver a resposta de microempreendedores que se tornaram protagonistas, gerando oportunidades de trabalho e renda para mais pessoas nas próprias comunidades e a gratidão deles pelo acompanhamento pontual, profissional e humano recebido. Horizontes novos e amplos construídos no interior das paredes das nossas casas em home office!! Uma vez mais: Juntos à Distância!

Confira a reportagem na íntegra no vídeo abaixo e compartilhe com sua rede de contatos!


bottom of page