top of page

Avançando rumo ao futuro: os passos marcantes em 2023



Olhar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”. A jornada de sustentabilidade deste mês inicia-se com a famosa frase do filósofo grego Heródoto, destacando a importância de compreender o passado e quais foram os principais passos dados enquanto organização neste ano que se finda, para idealizarmos aquilo que queremos para o novo ano que se aproxima.


Após serem provocados em responder à questão: “qual o passo mais significativo que a AdC deu enquanto instituição em 2023”, a diretoria e os gestores de cada área deram suas contribuições, para um tema que gera inquietação e inspiração, pois quando estamos observando o passado temos que ter um olhar mais estratégico, sensato e claro sobre aquilo que foi importante e que deve fazer parte de todos os passos futuros, sendo um guia para o ano de 2024.


Os relatos e contribuições mostram como o ano de 2023 foi marcante para todos nós. Assim, convidamos você leitor (a), a seguir com a gente e mergulhar nessa última jornada de sustentabilidade do ano, agora, com uma perspectiva um pouco diferente, falando sobre nossa organização!


Confira.


1. Consolidação do corpo institucional.



Diante dos desafios do mundo do trabalho (turnover, volatilidade) a AdC ao longo deste ano foi consolidando e construindo o significado de pertencimento a esse corpo institucional, focamos mais na ideia da cooperação, do trabalhar junto, do pertencer.


Ponto fundamental foi a compreensão que o trabalho conjunto é importante ser consolidado e incorporado por todas as áreas, diariamente, desde a governança ao nível operacional, todos entendendo-se enquanto corpo que deve movimentar-se na mesma direção, e percebemos que, diante disso, se constrói com maior integração, compartilhamento, entendendo e destacando o valor do nosso trabalho dia-a-dia com todos aqueles que se relacionam com a organização.


Ascender a consciência do fazer parte, se sentir parte, o pertencer que tanto os microempreendedores vivem e relatam. O trabalho realizado foi com objetivo de criar significado nesse processo de pertencimento institucional: integrar foi a palavra da vez, que proporcionou uma visão institucional mais holística e integral.


2. Mudança na estrutura organizacional



Institucionalmente fizemos ajustes na estrutura organizacional. Com a reestruturação e desenho de um novo organograma, a partir dos conhecimentos adquiridos - com uma visão estratégica institucional e com o crescimento da área de projetos -, nasceu a necessidade da criação do cargo de Gerente Operacional, com atuação estratégica entre, principalmente, o setor de projetos e o administrativo.


Assim, foi possível remanejar as atividades da Coordenação Geral, possibilitando-a a focar mais no desenvolvimento dos aspectos institucionais e estratégicos para a continuidade da captação de recursos da instituição, sejam eles privados ou públicos, nacionais ou internacionais.


3. Capacitações e padronização de processos e aprendizados



Na área de projetos realizamos um trabalho contínuo de padronização dos processos, de compreensão da metodologia por todos os coordenadores de projetos e o mapeamento e desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Com a sistematização das potencialidades e dificuldades dos coordenadores trouxemos uma reflexão profunda sobre o que poderia ser melhorado.


Tendo como ponto de partida um documento de sistematização das funções dos coordenadores, refletimos conjuntamente sobre habilidades, facilidades e dificuldades, que culminou na capacitação dos coordenadores realizada entre os pares, com objetivo de potencializar e desenvolver cada vez mais o setor de projetos e, consequentemente, nossa instituição.


Mantivemos a responsabilidade e o compromisso com o nosso público-alvo, seguimos realizando projetos financiados por diferentes tipos de parceiros, alcançamos metas com muito profissionalismo e competência e demos visibilidade às nossas ações, todos esses elementos que nos ajudaram a entender cada vez mais o valor que temos aqui.


Crescemos em números; materializamos o trabalho em documentos, como o Plano de Comunicação, o Código de Ética e Conduta, a Cartilha LGPD, o Livro de Receitas ProtagonizAqui, o Manual de Tomada de Decisão, o Plano de Negócios e a consolidação da Jornada de Desenvolvimento dos Prestadores de Serviços. Alguns desses, que reúnem elementos que são desenvolvidos desde, pelo menos, 2020.


4. Governança e Voluntariado



Além disso, nossa governança permaneceu ativa, por meio de diferentes grupos que apoiam o trabalho da AdC e por meio de voluntários comprometidos e atuantes do mais alto nível, que perceberam o significado para suas vidas em apoiar a AdC e, com isso, apoiar nossos beneficiários, em vista da possibilidade de agir e contribuir para um mundo melhor.


5. Prêmio Impactos Positivos 2023 e Auditoria KPMG



Parte dos resultados dessa consolidação do trabalho resultou no reconhecimento e na visibilidade que tivemos através do Prêmio Impactos Positivos 2023, na categoria Ecossistemas de Impacto – Comunidades. Outro aspecto fundamental que permeia esse reconhecimento e trabalho consolidado neste ano, é termos ganhado a auditoria KPMG pro bono, que para todos nós, é mais um sinal de que os passos estão na direção certa e que podemos seguir confiantes.


Encerramos, portanto, esse ano, compreendendo como todo esse processo de conscientização desenvolvido ao longo de 2023, nos ajuda a fortalecer mais nossa ação cotidiana com todas as categorias de stakeholders e, com isso, nossa instituição. Assim, temos clareza para onde queremos remar no próximo ano!


A mensagem que fica é: abrace cada desafio como oportunidade para um novo passo a ser dado firmemente. Este é o caminho para a realização de novas conquistas!


bottom of page