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Além de fazer, é preciso planejar

Em 2023, a Aventura de Construir continua com a colaboração iniciada ano passado com a Agência Experimental Benjamin, da FECAP. Uma vez ao mês, os alunos de Relações Públicas da instituição produzem textos para o BlogAdC, sobre diferentes temas da área de Comunicação. No artigo de janeiro, Pedro Gucciardi fala sobre a importância do planejamento para as ações de comunicação a serem realizadas ao longo do ano.

Confira as dicas abaixo!

Olá, leitores!

Já estamos nos encaminhando para o final de janeiro, mas como é o nosso primeiro contato aqui, um feliz ano de 2023 para todos!

Com a virada de um ciclo, como é o ano novo, geralmente tomamos um tempo para descansar, refrescar as ideias que temos para novos projetos. Tudo é revisto, desde o que deu certo, o que pode melhorar e o que pode ser descartado em nossos processos. Mas para que as novas ideias saiam do papel e sejam bem aplicadas, é necessário um bom planejamento antes.

Uma das áreas que mais sofre com a falta de planos prévios é a comunicação. Geralmente, por não ser a função principal da maioria dos negócios, acaba não tendo a prioridade que deveria ter e as redes sociais são alimentadas conforme as ações vão acontecendo, sem um propósito final de transmitir uma mensagem assertiva, contínua e relevante ao seu público.

Às vezes é realmente complicado enxergar a comunicação como um protagonista ao invés de algo que precisa ser feito, especialmente quando se tem um organograma pequeno. Ou há uma pessoa que faz de tudo e mais um pouco pra cuidar da comunicação ou então para um empreendedor individual pode parecer impossível encontrar tempo para fazer tudo. Visando ajudar a todos nessa difícil missão que é redescobrir e planejar sua comunicação, separamos algumas boas práticas que deixam essa tarefa mais fácil de ser incorporada à sua rotina.

1 – Reserve uma hora no seu calendário a cada duas semanas para planejar seu conteúdo. Pode parecer redundante pontuar isso, mas o simples fato de deixar um horário reservado na sua agenda (seja digital ou física) fará você dar mais atenção ao assunto. Nessa hora, aproveite para fazer o cronograma dos próximos dias e prepare o passo a passo para a produção de cada conteúdo. Saber o que e quando postar fará uma diferença grande na qualidade final.

2 – Menos é mais. Na comunicação, tão importante quanto dominar o assunto que você quer falar com seus clientes é falar com eles na frequência certa. Ao invés de se forçar a publicar todo dia, escolha duas ou três vezes na semana. Desse jeito, você consegue manter um conteúdo de qualidade que faz sentido para seu público.

3 – Conheça as datas importantes do ano. Além do natal e ano novo, muitas celebrações podem ser apropriadas pela sua empresa. Se você trabalha com esportes, por exemplo, saber quais são as principais competições que acontecem no ano e usá-las a seu favor pode ser um grande diferencial e te ajuda a fugir do clichê de apenas desejar um feliz Natal. Em compensação, é importante selecionar as datas que fazem sentido para sua empresa e para seu público. Se você só tem clientes no Brasil com produtos brasileiros, por exemplo, talvez não faça tanto sentido falar sobre o Ano Novo Chinês com seus seguidores.

4 – Saiba conversar com seu público e gere engajamento. Essa boa prática conversa bem com a anterior. Mostrar seus produtos em casos de uso faz com que mais pessoas se sintam motivadas a experimentá-lo e descobrir novas ocasiões. Ao mesmo tempo, se você trabalha com serviços, procure incorporar as informações necessárias de forma natural na sua comunicação e faça as pessoas quererem te procurar.

5 – Seja flexível. Por último, mas não menos importante, estar preparado para mudar seus planos é algo crucial. Diversos contratempos podem acontecer, desde a produção do seu conteúdo não ficar pronta no tempo previsto, problemas de internet até mesmo uma pandemia afetam a rotina de uma empresa. Saber a hora de largar uma ideia fará com que você consiga direcionar seus esforços para conteúdos que vão fazer a diferença para suas redes.

Esperamos que essas boas práticas possam ser incorporadas à sua rotina e que tragam um retorno positivo para sua comunicação. Nos vemos mês que vem!

Supervisionado pela Profª Paula Franceschelli.

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