top of page

Fortalecendo um método de trabalho para ampliar a força protagonista

A Jornada de Sustentabilidade de fevereiro traz a experiência que a AdC desenvolveu durante esse mês com o novo projeto Lamberti Acelera, realizado em parceria com a empresa Lamberti. O projeto aposta na prática de aceleração dos empreendimentos após a participação dos empreendedores nos dois projetos iniciais voltados para capacitação dos participantes.

Confira, o texto completo, abaixo

Introdução/ apresentação

Para compreender o impacto que o projeto Lamberti Acelera teve no aprendizado institucional da AdC, é preciso ter em mente seus antecedentes. O presente projeto é a finalização de outros dois momentos que desenvolvemos juntos à Lamberti, nos intitulados Lamberti Transforma I e II, que ocorreram em 2021 e 2022, onde acompanhamos uma média de 50 microempreendedores da região de Nova Odessa/ SP e algumas outras localidades.

A partir da relação de confiança, reconhecimento e companheirismo desenvolvida entre AdC e Lamberti, as duas instituições decidiram trabalhar juntas por mais um ano, contudo com alguma coisa a mais. Para seguir em frente nessa jornada de 2023, a Lamberti fez um pedido para a AdC, que o novo projeto contasse com elementos ainda mais potentes daqueles que foram realizados nos anos anteriores, a fim de consolidar e finalizar toda a trajetória percorrida pelos microempreendedores.

Foi dessa forma, portanto, que nasceu o Lamberti Acelera: concluindo a transformação. Nesse projeto de finalização, um grupo de 13 negócios foram selecionados para participarem de uma trilha de aceleração, que visa garantir neste período de tempo as condições de um crescimento acelerado, que poderá ser sentido por meio do um aumento de vendas, contratação de pessoas, melhoria no planejamento, na organização e a tão sonhada capacidade de exportação.

Conversa coletiva realizada no dia 02 de fevereiro para apresentar o projeto Lamberti Acelera para os empreendedores selecionados.

Ao final da trilha de aceleração, o projeto prevê um momento para a turma concorrer a um Edital que premiará as três melhores propostas com um Capital Semente. Este é uma ferramenta para criar as condições materiais para um crescimento e dessa forma poderem competir e gerar retornos cada vez mais sustentáveis ao negócio. Desse modo, o capital semente nada mais é que um valor que permite que o negócio se desenvolva e consiga se estruturar.

Com uma nova proposta de trabalho sendo encabeçada, isso criou para a equipe da AdC uma nova demanda e uma nova questão:

Como poderíamos aperfeiçoar nosso método de atuação para atender a turma com qualidade e cumprir com a nova lógica de trabalho?

Desafios a vista: comentários sobre método, aprendizado e exemplos

Conversas com apoiadores

Para se estruturar uma Trilha de Aceleração adequada, que trouxesse elementos de aprofundamento teórico e prático para os microempreendedores, a equipe da AdC teve de desenvolver e experimentar uma série de atividades para conseguir alcançar seus objetivos.

Um primeiro momento, foi uma conversa realizada com Miriam Vale, professora de empreendedorismo e coordenadora do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), onde se voluntariou para nos ajudar a identificar quais os elementos que deveriam constar na formação do projeto.

Nessa oportunidade, Miriam compartilhou que “seria interessante para o projeto trazer mais parceiros, mapeando instituições que poderiam dar suporte, como Redes e associações setoriais, ou ainda outros que ajudassem à facilitar crédito, fornecer apoio contábil, de comunicação e classificação fiscal”.

Conversas com a turma

Ao mesmo tempo, a equipe da AdC realizou junto aos empreendedores uma série de ligações para convidar a participar e apresentar pela primeira vez o projeto. Após esse momento, uma conversa coletiva online foi realizada no dia 02 de fevereiro para colocar todo mundo no mesmo patamar e apresentar de modo conciso e profundo a estrutura das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. Nesse aspecto, o encontro coletivo foi fundamental para amarrar a inscrição e o interesse daqueles que foram convidados a ingressar no projeto.

Conversa realizada com a professora Miriam Vale onde ela teve a oportunidade de expor suas ideias sobre o projeto Lamberti Acelera.

É isso que mostra o depoimento de Marcela Masnello, que comentou: “estou muito feliz e grata pela oportunidade! Muito obrigada por terem se lembrado de mim!”. Ou ainda de Silvana Molina que disse: “agradeço ao projeto [Lamberti Transforma] pelo meu aprendizado que foi bem significativo, e espero continuar com esse trabalho [no Lamberti Acelera]”. Ambas as falas foram recebidas com um coro de concordância e algumas brincadeiras sobre o resultado do Edital de Capital Semente.

Na semana seguinte, a equipe da AdC se dedicou a realizar uma conversa particular com cada uma das pessoas inscritas. A primeira conversa tinha como objetivo relatar individualmente a relação entre eles e a AdC, visto que desde o final do Lamberti Transforma 2 já haviam transcorrido dois meses. Novamente, esse momento foi de suma importância para valorizar o empenho de serem protagonistas bem como para indicar o que a AdC e a Lamberti esperam de cada um.

Aprimorando indicadores e metodologias

Concomitante a essas atividades, uma terceira, e não mesmo importante, teve de ser pensada, estruturada e implementada. Trata-se da identificação de novos indicadores de crescimento para monitorar e avaliar o impacto do projeto na vida daqueles que estão sendo acompanhados, e por consequência a realização da pesquisa de Linha de base, primeira etapa da avaliação de impacto. Foram semanas de intenso debate e estudo para aprimorar a Metodologia de Avaliação de Impacto que a AdC tanto se esforça para cumprir e que se via na condição de dar um passo à frente rumo ao pleno desenvolvimento do Lamberti Acelera.

Nesse aspecto, criar novos indicadores foi um aprendizado institucional muito rico que garantiu à AdC uma nova perspectiva de acompanhar o crescimento de negócios e desenhar novas ferramentas de análise. Além disso, dentro da lógica do Lamberti Acelera, a AdC poderá entrar numa etapa mais elevada do acompanhamento que realizamos.

Assessoria para aplicar a pesquisa de Linha de base realizada com Fabiana Olena, empreendedora que faz cosméticos naturais. Na oportunidade, Fabiana aproveitou para apresentar o laboratório onde faz doutorado.

Por fim, um último aprendizado que a AdC teve nesse começo de 2023 que o Lamberti Acelera impôs foi sobre a metodologia de ensino. Ao refletir sobre o cronograma da Trilha de Aceleração, percebemos que não faria mais sentido, para os empreendedores, participarem de dinâmicas muito parecidas com aquelas que foram realizadas nas duas edições do Lamberti Transforma. Desse modo se tornava ainda mais nítido que a equipe da AdC poderia revisitar o método de trabalho, onde reconhecemos que é preciso gerar protagonismos acreditando na centralidade da pessoa.

Assim, durante a Trilha, além de se aprofundar e trazer mais densidade para o conteúdo, aprendemos que a forma na qual deve ser apresentado e trabalhado pode ser melhor desenvolvida através de outras dinâmicas, colocando no centro da discussão os empreendedores, que deverão se responsabilizar sobre os exemplos e debates nos momentos coletivos, bem como na análise e estudos de caso, assumindo a equipe da AdC um papel mais voltado para mediação. Isso tem como principal objetivo torná-los ainda mais independentes e protagonistas, potencializando suas capacidades analíticas e responsivas.

Conclusão

Como vimos, o início de 2023 trouxe uma série de problemas e possibilidades que propiciaram à AdC e à sua equipe refletir sobre o seu método de trabalho, de atuação e procurar soluções. Isso fez com que nossa intervenção no início de projeto fosse cada vez mais criativa, potente e assertiva. Certamente, isso tornará o Lamberti Acelera uma ótima experiência de aprendizado para as duas partes envolvidas, as equipes da AdC e da Lamberti e os empreendedores.

Ao caminhar de encontro com seu método e o seu fortalecimento, garantimos que teremos verdadeiras conquistas dentro da lógica de aceleração, promovendo, mais uma vez, um acompanhamento recheado de incentivo àqueles que são acompanhados a se tornarem protagonistas de suas vidas.

ความคิดเห็น

ไม่สามารถโหลดความคิดเห็น
ดูเหมือนจะมีปัญหาทางเทคนิคบางอย่าง ลองเชื่อมต่ออีกครั้งหรือรีเฟรชหน้าเพจ
bottom of page