top of page

Preservação ecossistêmica: a chave para o futuro do planeta



A Aventura de Construir, em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), desenvolveu um projeto para envolver os alunos da instituição no empreendedorismo social. Como parte dessa iniciativa, foi criada uma atividade complementar voluntária para os estudantes do curso de Relações Públicas. Nessa atividade, os alunos produzem textos relacionados ao trabalho da AdC, que são revisados pelos professores e publicados periodicamente no nosso blog.


Por Veronica dos Santos Silva - Estudante do 1º semestre de Relações Pública


Sejamos sinceros, quem nunca se perguntou se realmente deveria dedicar seu tempo e esforço para abraçar a causa da preservação e conservação da Terra? Ouvimos, há anos, sobre a importância dessa pauta, contudo, será que realmente sabemos o porquê precisamos nos dedicar a isso?


O enfrentamento da crise climática no estado do Rio Grande do Sul é uma das consequências da desregulação ambiental no estado e, infelizmente, não são recentes. O estado também enfrentou quatro desastres climáticos só em 2023. Neste mesmo ano, o Litoral Norte de São Paulo sofreu uma tempestade considerada a segunda maior tragédia no estado dos últimos cinquenta anos. A ocorrência desses eventos persiste por diversas causas e o aumento da população urbana, é uma delas. Os impactos das atividades no meio ambiente desencadearam uma crise que afeta todos os seres vivos terra, inclusive nós.


O fato é que esquecemos o quanto a humanidade e a natureza estão conectadas e o assunto deste mês é sobre como inserir essa preocupação no seu empreendimento. Para ter melhor compreensão sobre as mudanças climáticas que impactam a nossa vida, é preciso entender o que são os Serviços Ecossistêmicos.


Mas o que são então serviços ecossistêmicos?


Os serviços ecossistêmicos (SE) são serviços que o meio ambiente desempenha naturalmente e beneficiam a nós, seres humanos. A Avaliação Ecossistêmica do Milênio os dividiu em serviços de provisão, de regulação, culturais e de suporte, conforme ilustrado na figura abaixo:


Figura: Classificação dos Serviços Ambientais. – Fonte: Millennium Ecosystem Assessment


O papel dessas funções ecossistêmicas é regular o clima e evitar o aumento de eventos climáticos extremos, como inundações ou secas.


E qual é o meu e o seu papel diante disso?


É importante entendermos que a conservação não se limita somente aos cientistas e pesquisadores, nem somente as políticas públicas, pois existe sim uma responsabilidade que envolve pessoas de todas as esferas. Nós como indivíduos de uma sociedade, podemos ajudar fazendo escolhas conscientes diariamente, seja reduzindo o consumo de plástico ou dar preferência por produtos sustentáveis.


Já para os empreendedores um bom começo seria implementar práticas sustentáveis, como às diretrizes ESG, ou seguir o exemplo da Aventura de Construir, que é comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e participa ativamente para o seu cumprimento. A conscientização do público interno do seu negócio também é uma opção útil para contribuir com a causa. É inegável que responsabilidades compartilhadas constroem um futuro sustentável; desta forma, seu papel é crucial.

 

Agora que sabemos um pouco mais da real importância do ecossistema, suas muitas funções e benefícios para o nosso bem-estar, te convido a refletir comigo, que tipo de futuro nos aguarda?  Um mundo onde somente tentaremos sobreviver a todas as consequências humanas no meio ambiente? Ainda acha que nos cabe duvidar que a conservação e preservação da terra valem o nosso tempo, esforço e dedicação? Para mim, não restam dúvidas.


Desejo que lembremos todos os dias: o planeta que habitaremos no futuro está escondido nas atitudes que temos hoje e, de verdade, espero que essa reflexão nos conduza a um futuro em que todos possam viver com a qualidade, dignidade e paz.

Commenti

Impossibile caricare i commenti
Si è verificato un problema tecnico. Prova a riconnetterti o ad aggiornare la pagina.
bottom of page