Hoje, o Blog AdC continua a publicação dos artigos escritos pelos alunos do primeiro semestre de Administração da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, a FECAP. A iniciativa é uma parceria da AdC com a instituição para que os estudantes tenham contato com o empreendedorismo social.
Foi criada uma atividade complementar voluntária com apoio do professor Edson Barbero e do voluntário Rodrigo Fadelli para que os alunos produzissem textos relacionados ao trabalho da Aventura de Construir. Conversamos com ambos sobre o desenvolvimento do projeto na entrevista que pode ser acessada neste link.
Há algumas semanas, publicamos o texto de Haline Yoko Hamaguti, sobre as dificuldades enfrentadas pelos microempreendedores. Hoje publicamos o texto de Beatriz Solda Rodrigues, Emanuelle da Silva Praseres e Julia Florian de Queiroz sobre a importância de um plano de negócios para o seu empreendimento. Confira!
É fato que empreender no Brasil não é uma das tarefas mais fáceis para o brasileiro, especialmente àqueles mais vulneráveis da sociedade, contudo, mostra-se crescente o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) nesse atual cenário de crise, e, de acordo com o Sebrae, constam mais de 2,6 milhões de novos MEIs criados em 2020, totalizando cerca de 11,3 milhões em todo o Brasil. Se você se identifica com essa realidade de empreender, mas não sabe como iniciar e não possui todos os mecanismos necessários, há um caminho para que comece ou alavanque seu negócio de maneira certeira. E para isso, vamos ao primeiro passo e o mais importante: o Plano de Negócios.
Esse planejamento consiste em descrever, por meio da elaboração de um documento, os objetivos da empresa, bem como o seu desenvolvimento, a fim de diminuir eventuais riscos no mercado. Assim sendo, pode-se observar as três principais funções exercidas por ele: 1) Instrumento de Planejamento – planejamento mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional; 2) Instrumento de Diagnóstico – avalia a evolução da empresa, ao elaborar um acompanhamento comparativo (previsto e o que vem sendo realizado); 3) Ferramenta de Financiamento – facilita a negociação e obtenção de capital de terceiros.
Em concordância, cabe ressaltar a importância de se planejar, pois por meio disso é possível idealizar prospectivamente a trajetória de sua entidade, ao organizar ideias, de modo a facilitar a comunicação entre os sócios e investidores, colaborando na captação e alocação de recursos – financeiros, humanos, ou parcerias (stakeholders). Conclui-se, portanto, que um Plano de Negócios bem estabelecido, é capaz de estruturar suas finanças, pontuar metas e alcançá-las.
Mas afinal, você sabe como montar um planejamento estratégico para o seu empreendimento? Confira aqui os principais tópicos que devem ser abrangidos:
Sumário Executivo
É a síntese do Plano de Negócios, necessita ser simples e conciso, com o intuito de despertar o interesse e transmitir o profissionalismo da empresa. Para realizá-lo, você deve destacar, em primeiro plano o nome da empresa, o segmento ao qual ela pertence, os respectivos clientes e produtos oferecidos. E por fim, pontuar as
missões, visões e valores, conjuntamente ao perfil dos sócios e suas principais competências profissionais.
Análise de Oportunidade e do Contexto
Há a avaliação tanto do aspecto externo da ideia, ou seja, sua relação com o mercado, quanto do âmbito interno, ao correlacionar o perfil empreendedor usando a Análise SWOT (Força, Fraqueza, Oportunidade e Ameaça), abordando uma perspectiva mais ampla, definindo o nicho de interesse da empresa, bem como seus fornecedores e potenciais concorrentes.
Descrição do Negócio
Define a estrutura e o funcionamento do empreendimento, para que seja compreendida a sua função na geração de valor agregado. Assim, contempla a organização, a liderança e a administração, considerando os clientes atendidos, os produtos oferecidos e a precificação dos mesmos.
Projeções Financeiras
Engloba relatórios contábeis, como: listagem de custos e despesas, demonstração do fluxo de caixa e também simulações como o break-even point – ponto de igualdade entre custos e receitas (lucro nulo).
Anexos
Inclusão de referências visuais como gráficos e imagens, e informações pessoais dos empreendedores participantes, tais como currículos e experiências profissionais anteriores.
Com isso, viemos demonstrar a relevância em consolidar um Plano de Negócios assertivo para acompanhar, de forma analítica, o desenvolvimento da empresa, a curto e longo prazo, a fim de tomar decisões racionalmente e evitar riscos futuros – antecipando situações e elaborando estratégias de competitividade. O intuito da ONG “Aventura de Construir” é fornecer suporte aos MEIs de baixa renda, visando o início e a evolução de seus empreendimentos, de forma a democratizar o acesso ao Plano de Negócios àqueles que não tem base ou conhecimento mas possuem força de vontade e espírito empreendedor.
No blog da AdC você encontra um apoio solidário, através do oferecimento de cursos on-line, palestras, mentorias e o melhor de tudo: gratuitamente! Este link te dá acesso ao passo a passo detalhado de como montar seu Plano de Negócios.
Por Beatriz Solda Rodrigues, Emanuelle da Silva Praseres e Julia Florian de Queiroz
Beatriz Solda Rodrigues tem 18 anos, cursa Ciências Econômicas pela FECAP está em busca da primeira experiência profissional.
Emanuelle Praseres tem 19 anos, é jovem aprendiz no Esporte Clube Pinheiros e está no primeiro ano da graduação de Ciências Econômicas na FECAP.
Julia Florian de Queiroz tem 19 anos, reside em São Paulo e é estudante de Ciências Econômicas pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Está em busca da primeira oportunidade de emprego.