Encerramento do Projeto “Realidade Empreendedora II”: na continuidade e sistematicidade, mudanças su
- Comunicacao Aventura de Construir
- 10 de nov. de 2021
- 6 min de leitura
É com muita alegria e gratidão que a AdC anuncia a finalização do 2º projeto “A Realidade Empreendedora II” realizado em parceria com o Instituto Syn.
O Realidade Empreendedora I foi adaptado de presencial para o online e começou em meio a pandemia, cenário de muitas incertezas e desafios para os empreendedores. Para ler mais sobre o encerramento deste ciclo, basta clicar aqui.
A 2ª edição aproveitou o fôlego da experiência de 2020 e as novidades de 2021 para garantir a criação de novos espaços seguros de aprendizado, manutenção do engajamento, vínculo e atenção para as novas necessidades.
Uma das novas necessidades identificadas no contexto atual foi a busca por um espaço de conhecimento entre as capacitações e as assessorias individuais. Um espaço que é capaz de fomentar ainda mais a troca de experiência entre os participantes. A assessoria em grupo, metodologia que vem sendo fortalecida na AdC, apareceu como resposta e foi utilizada durante a execução do projeto.
Foram 23 capacitações sobre diversos temas relacionados ao universo do empreendedorismo, 1 apresentação de Microcrédito com a participação de Firgun e Banco Pérola e 42 assessorias (sendo 24 em grupo e 18 individuais).
84 participantes assistiram pelo menos 1 aula desde o começo do projeto, e 38 atingiram frequência igual ou superior a 70%.
Como método da AdC, ao término de cada semana de aula, um questionário foi enviado aos participantes com objetivo de identificar dificuldades, fortalecer os conhecimentos e avaliar a didática dos executores.
E por meio da sistematização e análise das respostas em conjunto com a percepção da prática de aula, foi possível identificar as seguintes tendências e descobertas na etapa de capacitações:
De modo geral, as Finanças e Marketing ainda compõem as áreas de maiores dúvidas. Entretanto, algo que tem surgido com maior ênfase está no “Planejamento e Organização”, atrelado à questão de colocarem o conteúdo de fato na prática.
Importância em trabalhar os temas propostos de forma profunda (desde o nível básico até seus desdobramentos), para que o participante identifique onde está sua dificuldade, real e concreta.
Maior entendimento sobre o aspecto da saúde financeira do negócio, onde o lucro não é apenas “para mim”, mas também um recurso a ser administrado com seriedade (reserva financeira e de emergência, investimentos, planejamentos futuros, etc).
Grande demanda pela conscientização da formalização (contribuições, impostos, benefícios, direitos e deveres) e solução de dúvidas que incentivaram a enxergar o tema com uma nova perspectiva e olhar para si mesmo como um “empreendedor regularizado”.
Após a realização de 11 capacitações, a 1ª etapa de assessorias foi realizada com objetivo de aprofundar os temas abordados nas capacitações, além de incentivar ainda mais os participantes a identificarem suas reais necessidades.
Os assuntos de maiores dúvidas estavam relacionados a: organização e planejamento (tempo destinado para atividades, ordem de prioridade e realização de metas); gestão financeira do empreendimento (sistematização de registros e análise, separação casa x empreendimento) e redes sociais (identificação da rede social adequada para o empreendimento).
Com o estreitamento do vínculo e aprofundamento dos temas e das dúvidas, foi possível identificar que os maiores questionamentos estavam, em sua maioria, “um passo atrás” do real problema. Se a pessoa dizia “não sei quanto tenho de lucro”, a equipe verificou que a raiz deste problema não estava no registro financeiro em si, mas primeiramente no planejamento das ações para desenvolver a atividade final (mensurar o tempo, organizar e analisar).
A dinâmica do grupo possibilitou assessorias ainda mais prática com compartilhamento de dúvidas (e alegria pela sensação de “não estou sozinho no meu problema”), exposição de dificuldades e histórias inspiradoras e por parte da equipe AdC, os esclarecimentos pontuais e atendimento personalizado foi colocado como ponto positivo pelos participantes.
Ao término de cada sessão, metas foram propostas para serem trabalhadas no decorrer do próximo mês. Este processo foi realizado de forma conjunta entre assessor e assessorado.
Duas empreendedoras que participaram juntas da assessoria sobre gestão financeira, relataram como a própria dificuldade se tornou um crescimento em rede. Ambas estavam com dificuldade em realizar os registros financeiros dos seus empreendimentos, mas viram a possibilidade de ajuda mútua ao incentivarem uma a outra durante a semana para alcançarem este objetivo para o próximo mês.
Com o seguimento das próximas aulas foi possível identificar que os participantes estavam mais conscientes sobre suas dificuldades. A típica resposta “tenho dúvida sobre precificação” se afastou dando lugar para um comentário mais específico como “preciso validar se estou contabilizando corretamente os custos fixos e variáveis do empreendimento”.
A aula sobre conteúdos do eixo de marketing, realizada pela publicitária e voluntária Laila Covolan, foi além de técnicas de produção, mas também partilhou ferramentas funcionais para organização das postagens, como por exemplo, o calendário de postagens (imagem abaixo);

Após a aula, a maioria achou que “abriu a minha mente em como eu posso “apresentar” o meu negócio de diferentes formas na internet”.

Com a finalização do projeto, muitos dos participantes se mostraram receosos por não conseguirem colocar em prática todas as metas estabelecidas. Mas a equipe AdC focou em mostrar o que havia sido construído até aquele momento, e como esta base sólida pode e deve se desenvolver no tempo.
Um empreendedor compartilhou que foi uma conquista terminar o curso, comentando que “nunca havia terminado algo que tinha começado em sua vida”. Mesmo não tendo conseguido colocar em prática suas metas, conseguiu dar um enorme passo no sentido do seu protagonismo.
Para a realização de um evento de encerramento, veio uma ideia nova! Foi percebida a oportunidade e demanda da realização do encontro em formato semipresencial a partir da melhora do quadro da situação pandêmica e do interesse, tanto da AdC como dos participantes, levando em conta todas as medidas de segurança.
Foram 18 pessoas no presencial, contando com equipe AdC, voluntários do projeto, participantes e seus familiares e 20 pessoas no online.
O encontro trouxe ainda mais força e potência para o término do curso, mostrando engajamento, vontade e compromisso com o que compartilhamos, aprendemos e crescemos nesta jornada.
O encontro contou com a participação virtual da Grasiela Silva e do Aron Zylberman do Instituto SYN e podemos destacar a potência do discurso em relação a perseverança:
Muitos participantes compartilharam no início do projeto que não se enxergavam como empreendedores e às vezes até se diziam “desempregados”. Aron enfatizou este tema, lembrando a todos que o trabalho de carteira assinada é apenas uma das formas possíveis de trabalho. Dentre as outras formas está o empreendedorismo, que deve ser tão valorizado quanto às demais.
Ele relembrou a todos a importância da persistência como característica fundamental para alcançar os próprios objetivos e fazer da vida uma jornada pessoal e profissional potente. Sabemos que muitas vezes teremos vontade de recuar, desistir, mas é nesse momento que devemos nos fortalecer com conhecimento, apoio de uma rede e assim ganhar fôlego para continuar.

A experiência viva nos mostrou concretamente que a união entre financiador, intermediário e beneficiário gera uma resposta muito mais profunda às necessidades identificadas. Desejamos muito que esta relação estável que criamos possibilite novas versões do projeto, indo de encontro ao desejo expresso de muitos empreendedores.
A AdC só tem a agradecer a confiança, apoio e entusiasmo do Instituto SYN!
Depoimentos na íntegra:

PAULA SANTOS
Salão de Beleza
Santana de Parnaíba – São Paulo
“Eu tive o privilégio de ter participado do Realidade Empreendedora l. E como me acrescentou tanto na minha vida Pessoal e Profissional não poderia deixar de participar dessa continuidade. E realmente acrescentou tanto, um projeto completou o outro. E hoje coloco tudo que aprendi em prática e dessa forma vejo meu crescimento profissional. Sem esses aprendizados e apoio o meu negócio não estaria de pé. Parabéns a todos os envolvidos que fizeram esse projeto acontecer. Toda a minha admiração e gratidão!”

FABIANA OLENA
Bebidas Funcionais
Santa Teresinha – Bahia
“Nossa, sem palavras, vocês estão sendo meus sócios no empreendimento. Foi muito proveitosa a assessoria, algo ímpar na vida de um empreendedor, estou cada vez mais confiante e certa que dará tudo certo.”
“Quero dividir com vocês a minha felicidade em ser, formalmente agora, uma empreendedora. Em breve, mais conquistas. E gratidão muito a você Will, Raquel e toda a equipe da Aventura de Construir. AdC está fazendo a diferença!”

LAILA COVOLAN
Agência de Marketing
Santo André – São Paulo
“Ser voluntário da AdC é compreender na essência o que é rede de apoio, é estar constantemente em busca de conhecimento que possa ajudar empreendedores a melhorarem seus negócios e suas qualidades de vida, aprendendo formas diferentes de ensinar e também de aprender.
Ser voluntária é celebrar cada pequena conquista, que o mundo não dá valor, mas na Realidade Empreendedora é possível sentir que o fato de estar em movimento faz muita diferença, relembrar de onde saímos e onde chegamos a cada encontro e o quanto evoluímos e como somos capaz de nos reinventarmos.
É estar, muitas vezes, fazendo atividades externas às suas como voluntária e se deparar pensando na realidade daqueles empreendedores.
Na Realidade Empreendedora pude ter contato com diversas realidades que hoje me compõem como empreendedora.”