top of page

Empreender não é sorte: é planejamento, é território, é resistência


Por Livia Magraner


O ser humano é um ser social. Essa é uma das ideias defendidas pelo filósofo Aristóteles ao observar que a nossa espécie só sobrevive se em conjunto. Não somente a vida e a sobrevida dependem desta inter-relação, como o mundo dos negócios. De que seria um supermercado, por exemplo, sem os fornecedores, colaboradores e, principalmente, clientes? É sobre estas relações de comunidade e interações que falaremos aqui hoje.


Todos os tipos de negócio precisam de estratégias e planejamento para darem certo, mas não é o suficiente. Todo negócio precisa de suprimentos, clientes e, principalmente, rede de apoio. Quantas vezes você já não comprou algo porque alguém lhe disse que era bom, confiável ou de excelente qualidade? O boca a boca segue sendo uma das melhores fontes de conseguir clientes. No entanto, fidelizá-los é a chave.


Quando se trata de um comércio local, uma peça muito importante no planejamento de seus negócios é sobre como incluir e promover benefícios para a vizinhança, de forma a conquistá-la e fazê-la promover sua marca de maneira orgânica - isto é, indicam sem ganhar nada em troca, fazem porque gostam, sem ser forçado. Construir relações verdadeiras fortifica os valores defendidos pela empresa, contribui com a recompra e possibilita que novas ideias sejam criadas sobre a percepção dos clientes acerca de seu produto/serviço.


Mesmo depois de consolidar-se no mercado, é importante relembrar suas raízes e promover auxílio local. O pertencimento é uma sensação intrínseca e tem grande participação no processo de tomada de decisão. É muito mais fácil conquistar pessoas que tenham mais familiaridade com os valores defendidos pela marca do que conquistar novos clientes. Faça com que o seu negócio seja tão memorável que seja como um hábito consumir dele.


É importante lembrar que, para ser apoiado, é preciso apoiar. Sem investir no comércio de outros empreendedores locais, torna-se mais difícil que outras pessoas comprem a sua ideia. Alimentando outros tipos de comércio, abre-se uma margem para que uma parceria seja feita e conquiste mais e mais clientes.

Conte conosco nessa Aventura de Construir!

 
 
bottom of page