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Data storytelling: a importância da utilização de dados para sustentação de uma campanha

Continuando o conteúdo sobre storytelling, em mais uma produção realizada a partir da parceria com a Agência Experimental Benjamin, da FECAP, o Blog AdC desta semana traz o artigo “Data storytelling: a importância da utilização de dados para sustentação de uma campanha“, produzido pela estudante de Relações Públicas Anna Longo, com supervisão da professora Paula Barros.

Confira abaixo!

Data Storytelling: O que é?

Um dos braços do storytelling, o data storytelling, é uma maneira eficiente de passar uma informação através de dados específicos, permitindo que o receptor entenda a mensagem ou raciocínio a ser passado. O objetivo é construir uma narrativa e gerar empatia com uma marca ou instituição.

Aplicando o data storytelling

O data storytelling vem para dar um olhar mais humano e facilitar o entendimento com os números buscando fazer a tradução e “conexão de mundos”, melhorando, desta forma, a comunicação entre marcas e públicos.

Entendendo a importância de traduzir os dados para que eles alcancem o público-alvo, um ponto de grande atenção na aplicação do data storytelling é o tempo. Observar a quantidade de tempo disponível para fazer o receptor perceber e entender a mensagem é extremamente importante para que o conteúdo não passe despercebido e também não seja maçante. Utilizando como exemplo os cartazes do projeto Aventure-se II, que estão expostos nas linhas do metrô de São Paulo, é fácil ilustrar que o conteúdo ali exposto busca alcançar pessoas que estão em trânsito e muitas vezes distraídas e, por esse motivo, devem ser sucintos e atrativos.

Para contribuir ainda mais com conteúdos que sejam de fato atrativos, a utilização de imagens e números com a formatação correta são essenciais para uma boa visualização das pessoas que estão transitando. No caso do exemplo citado, pode-se perceber que o uso de tal estratégia gera uma maior compreensão e quem sabe maior interesse dos receptores da mensagem em buscar mais informações sobre o que é proposto no projeto. E, cabe à marca, proporcionar o restante do conteúdo de outra forma, como QR codes que direcionam o leitor para o conteúdo na íntegra.

Por fim, frisamos que além de ser de extrema validez se importar com a forma que o conteúdo está sendo passado é fundamental sempre estar atento para que os dados não sejam distorcidos. O compromisso com a verdade deve sempre ser mantido para que a credibilidade da marca ou empresa não seja ameaçada.

Qual é a importância dos dados para sustentar uma intervenção como o projeto Aventure-se II?

Após entender um pouco mais sobre o data storytelling e sua importância para construir a narrativa das marcas e instituições que possuem os dados como principal fonte de comunicação com o seu público, é possível conceber que ao utilizar números para divulgar o projeto Aventure-se II, a ONG Aventura de Construir entende o impacto que pode causar na decisão de um possível investidor e de um empreendedor interessado em participar do projeto já que ambos recebem valores consolidados e retorno visual das ações realizadas.

Mas as decisões de ambos os públicos impactados não aconteceriam se os números fossem vagas informações soltas e sem contexto, distribuídas em um lugar desconexo e sem chance de alcançar as pessoas destinadas. Por esse motivo, a união dos dados com o storytelling, ou seja, com a criação de identificação e empatia do público com o conteúdo, é capaz de trazer resultados muito mais eficientes a longo prazo.

Supervisionado pela Profª Paula Franchischelli.

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