top of page

Construindo a Estrutura do seu Negócio com Comunicação Eficiente

Autora: Mikaely Alves de Oliveira - Estudante do 3º semestre de Relações Públicas – FECAP



Começo o blog de hoje com uma frase emblemática feita pelo Paulo Freire - filósofo e pedagogo brasileiro - considerado um símbolo da luta pela educação. Em sua obra “Educação como prática da liberdade”, publicado em 1979, ele diz: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Com isso, vale ressaltar o trabalho que a Aventura de Construir (AdC) está fazendo ao longo dos anos que apoia o crescimento profissional dos microempreendedores de baixa renda nas periferias do Brasil, através do compartilhamento de conhecimentos em cursos, networking e assessoria para construir e dar continuidade nos empreendimentos que fazem parte da ONG, sendo assim, prevalecendo na prática a mudança que o autor enfatiza em sua obra.


Como empreendedor, você também pode fazer parte desta corrente ao contribuir com o acesso à educação como meio para que os colaboradores transformem o mundo com o trabalho que exercem em seu negócio. O investimento de seu empreendimento ao longo prazo exige treinamento dos funcionários para adquirirem capacitação técnica e comportamental sobre a área que estão atuando, tendo como objetivo o aprimoramento e desenvolvimento para novas formas de resoluções dos problemas dentro do mercado de trabalho que está em constante mudanças.


Por outro lado, você pode se perguntar como é possível ofertar cursos para os colaboradores se o seu empreendimento ainda não tem condições financeiras para investir em contratação de parceiros de ensino? Saiba que o investimento não é necessariamente só em valor monetário, também é possível ocorrer em forma de ação, como por exemplo: você sabia que o Ministério da Educação (MEC) tem uma plataforma on-line chamada “Aprenda Mais” que oferece cursos on-line e gratuitos com temáticas voltadas para gestão, negócios, desenvolvimento educacional, social, idiomas? Além disso, você sabia que existe a plataforma on-line da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), chamado de “Escola Virtual.Gov”? A capacitação é voltada para adquirir conhecimentos sobre os serviços públicos, como também é possível encontrar temas voltados para o desenvolvimento pessoal, ética, transparência, meio ambiente e entre outros.


Os cursos gratuitos disponíveis na internet oferecem uma oportunidade valiosa para que os colaboradores ampliem seus conhecimentos. Nesse contexto, a comunicação interna desempenha um papel crucial, não apenas para explicar o propósito dessa iniciativa, mas também para destacar os benefícios que ela traz para o crescimento profissional. É essencial garantir que essas informações sejam compreendidas de maneira clara e acessível, pois isso estimula a participação e o engajamento dos colaboradores nesse processo de aprendizado.


A forma estratégica para comunicar é através de um newsletter que tem como função divulgar as novidades ou iniciativas da empresa:

·       É possível pesquisar na internet para encontrar modelos que podem servir como inspiração para fazer a arte do documento;

·       Importante se atentar na hora de produzir o documento de acordo com as cores da identidade visual do logo de seu empreendimento;

·       O texto do newsletter deve abordar a motivação que levou para trazer a novidade e como isso beneficiará o colaborador;

·       O documento em formato digital, como por exemplo em PDF ou em imagem, pode ser enviado para o e-mail pessoal dos funcionários ou através de outro meio de comunicação que é utilizado para o contato entre a empresa e o empregado;

·       Caso optem pela impressão, procurem utilizar o papel reciclável e biodegradável, pois além de comprometerem com a promoção da educação dentro de seu empreendimento, também se comprometerá com o meio ambiente.


Convém lembrar um fator importante que deve ser discutido dentro da organização, é a possibilidade de oferecer um espaço para os funcionários fazerem as aulas e atividades on-line em algum lugar na empresa, então se possível, separe um espaço físico do seu empreendimento que possa ser utilizado como sala de informática para que os colaboradores que não tiverem acesso à estrutura em casa, consiga ter aproveitamento do ensino durante ou após o horário de trabalho. Então, caso a possibilidade seja realidade, deixe claro ao comunicar para o trabalhador ao redigir o newsletter.


O conjunto de dicas e ações dito anteriormente reflete na imagem da empresa pelo fato de estarem colocando os valores e crenças da organização em prática através do incentivo ao crescimento profissional e acesso à educação, consequentemente, isso impacta na opinião pública sobre como estão conduzindo os negócios.


É essencial que não deixem de acompanhar esse processo de aprendizagem, afinal, todo suporte e visto como ato de incentivo.

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page