Conclusão do Projeto Novos Horizontes
- Comunicacao Aventura de Construir
- 6 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
No primeiro semestre de 2022, a Aventura de Construir realizou o projeto Novos Horizontes, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Paulo, concluído no mês de maio.
Totalmente gratuito e com atividades online e presenciais, foi destinado principalmente para moradores de São Paulo, pessoas que não tiveram uma renda formal nos meses anteriores às inscrições, e que fazem parte de uma família de 4 ou mais pessoas.
Aprendendo sobre temas como educação financeira, plano de negócios, competências socioemocionais para o desenvolvimento pessoal e profissional, formatação de currículo e redes de oportunidades, os participantes somaram 241 presenças em capacitações e 125 participações em assessorias.
Leia mais abaixo e assista o vídeo com depoimento dos participantes!
Ao analisar os objetivos específicos com base nos resultados obtidos, conseguimos visualizar os impactos sob uma perspectiva que, por vezes, é difícil mensurar através somente dos números.
A exemplo, uma empreendedora que teve como conquista terminar o curso, comentando que “nunca havia terminado algo que tinha começado em sua vida”. Em muitos momentos, ela pensou em desistir, mas com o apoio da equipe AdC e a abertura e persistência da empreendedora, foi possível este enorme passo protagonista.
Sendo assim, os objetivos específicos alcançados são:
Capacitação e assessoramento a adultos de baixa renda com metodologia própria da AdC – possibilitando um espaço seguro de aprendizado capaz de fomentar o protagonismo dos participantes e fortalecer a autoestima dos participantes.
Promoção de um futuro sustentável, com poder de decisão individual e melhor qualidade de vida.
Democratização do acesso à oportunidades de formação e ao conhecimento para obter renda;
Expansão das perspectivas do público beneficiário sobre caminhos possíveis para obter renda;
Promoção e fortalecimento de redes de colaboração entre os microempreendedores.
No início do projeto, muitos compartilhavam a certeza de que não iriam conseguir acompanhar os conteúdos por diversos motivos, como insegurança e falta de conhecimento prévio. Ao término, foi possível perceber uma mudança e ampliação da perspectiva sobre si mesmo: entendendo que sim, podem existir desafios, mas é possível superá-las com conhecimento, planejamento e apoio.
Foi possível perceber no público certa timidez em pedir ajuda ou buscar apoio e todas as atividades do projeto incentivaram estas atitudes como sinônimo de coragem, e não de fraqueza. Para além dos vínculos criados durante as capacitações e assessorias, a equipe se fez atenta para compartilhar novas oportunidades de cursos na AdC, que poderiam ampliar ainda mais as perspectivas e fortalecer o conhecimento.
Sobre os participantes do projeto:
86% estavam sem renda formal nos últimos 3 meses que antecederam as inscrições (fev/2022)
79% apresenta família com mais de 4 pessoas;
57% apresenta alguém da família que recebe menos de R$550,00 por mês;
98% possui de 25 a 55 anos,
86% é da cidade de São Paulo;
100% são mulheres;
64% possui um pequeno empreendimento.
Atualmente, cerca de 40% dos formados estão frequentando o curso de empreendedorismo “Realidade Empreendedora III” e os outros que não conseguiram, também foram incluídos na rede “Avante Empreendedor”.
Nada melhor do que perguntar para os próprios participantes as dificuldades encontradas nesta caminhada. E será que eles saíram com novos horizontes dessa jornada?
Para saber, assista o vídeo abaixo!