top of page

Como construir conteúdo para impulsionar sua história e fortalecer os negócios?





No blog do mês de janeiro, tratamos sobre a importância de registrar e guardar a memória de seu empreendimento.


Poder contar a história da jornada do seu negócio para outras gerações definindo o que foram ontem, o que são hoje, e o que podem ser no amanhã é muito importante para a solidez do seu comércio e um grande trunfo de comunicação.


Estabelecer o posicionamento do seu negócio pode diferenciar o seu empreendimento diante da sua concorrência. Sabendo disso, agora é hora de colocar em prática!


Afinal, como podem contar sua história? As redes sociais e o site via web surgem como ferramenta para publicar esse conteúdo. As formas como podem fazer isso variam entre gravações de vídeos, publicações nas redes sociais ou até mesmo no próprio site do seu empreendimento. Aliás, o que não é visto, não será lembrado. É aqui que irei dar dicas de como podem fazer:


Vídeos

Pensem em qual história gostariam de mostrar: comemorações, metas, projetos, resultados de suas ações e entre outras. Em seguida, elaborem um rascunho no papel, celular ou computador de quais cenários seriam importantes para dar ênfase no que querem transmitir de sua narrativa.


Depois, resgate os vídeos e fotos guardados em armazenamento em nuvem para poder fazer a edição da peça de vídeo. As edições podem ser feitas em aplicativos de fácil acesso e gratuitamente na loja de download em seu aparelho smartphone ou computador, apenas escrevendo na barra de pesquisa a palavra “editor de vídeo” que aparecerá várias opções, mas lembre-se de ler a descrição para verificar que está baixando o aplicativo de forma gratuita.


Caso tenham dificuldade para juntar os arquivos e editar, existem tutoriais disponível no YouTube que podem ajudar no seu aprendizado para fazer isso.


Com o vídeo pronto, é possível ser divulgado internamente em sua empresa, porém vai depender se é realmente o público que querem atingir, como também podem publicar nas redes sociais ou no site da empresa se o objetivo seja atingir o público externo. Então, sempre mapeiem a quem querem atingir com a narrativa construída não só em formato de vídeo, como também em formato de texto ou até mesmo com suas ações.


Lembre-se: tenham autorização do uso da imagem de outras pessoas, afinal a legislação brasileira protege o direito de cada cidadão no caso de sua utilização indevida.


Redes Sociais

De acordo com a Forbes Brasil, o nosso país é o terceiro maior consumidor de redes sociais e em um mundo dentro da conectividade, internet, avanços tecnológicos e digitais, você não pode ficar de fora para aproveitar este momento como forma de expandir seus negócios.


Cada rede social tem uma finalidade e tem um público que você pode atingir. Através do aplicativo WhatsApp, você consegue ter mais proximidade com o seu cliente pelo fato de ser algo prático e rápido para responder as dúvidas, gerando uma maior conexão e confiança com os clientes que já existem e com os futuros.


Levando em consideração as redes sociais do Facebook e Instagram, você consegue atrair novos clientes, mas é preciso ter um perfil atraente, sendo assim é necessário planejar os conteúdos relacionados ao seu negócio que representem os valores, as crenças e o propósito.


Por exemplo, as ações que fazem ao longo do dia, conquistas alcançadas, datas especiais, projetos e entre outros, são pautas importantes que podem gerar conteúdo no perfil de seu negócio.


Depois de planejado o conteúdo que vai ser mostrado, registrem esses acontecimentos e construam uma narrativa para aquele momento. Pensem em qual mensagem querem que os seus seguidores tenham a percepção ao lerem a descrição da legenda.


Escrevam de forma clara e objetiva. Não se esqueçam de utilizar palavras para hashtags que se relacionem ao texto escrito, afinal é possível que através desta ação a sua publicação possa alcançar outras contas de perfis que se interessam pelo mesmo assunto e queiram conhecer melhor o trabalho que fazem.


Por fim, não deixem de interagir nas publicações ou através do chat, mesmo sendo comentários negativo, afinal a empresa precisa demonstrar que todos os públicos são importantes, que respeitam as opiniões que não são criminosas e estão dispostos a ajudar a solucionar o problema da mesma maneira que também recebem os elogios.


Os stories de ambas redes sociais também é uma ótima oportunidade de contarem as novidades do dia a dia de forma rápida pelo tempo de duração da gravação ser curto e sua reprodução em até 24 horas. Caso seja um storie relevante, não deixe de anexar nos destaques do perfil, com o intuito de ser reproduzido depois do tempo limite quantas vezes quiserem, assim outras pessoas vão conseguir ter o conhecimento do assunto abordado.


Site

O site via web é um local de compartilhamento mais aprofundado e detalhado das ações que a empresa toma, sejam elas relacionadas a projetos, metas alcançadas, novidades, conteúdos relevantes e entre outras.


É uma das formas de colocar a empresa no radar do público que estão em busca de mais informações além do básico, assim reforçando sua marca no meio em que está inserido. É válido reforçar que saber mapear seu público estratégico reforça o direcionamento da narrativa de seu conteúdo.


Se o seu empreendimento é voltado para ações sustentáveis, sociais ou até mesmo são uma empresa que possuí uma cultura inclusiva, reporte essas mensagens através de vídeos institucionais, fotos das ações ou projetos que fazem dentro e fora da empresa.


Se as práticas e condutas não forem compartilhados, o público não vai conseguir ter a mesma percepção de imagem como você dono do negócio tem. Então, é importante mapear seu público estratégico, traçar qual narrativa quer contar, seja para admirar, motivar ou transcender barreiras, na finalidade de atingir esse público.


Aqui vai algumas dicas:


· Planejar o conteúdo é imprescindível para organizar sua rotina, então busquem saber os acontecimentos do mês que será importante registrar e comunicar para o público;


· Selecionem vídeos e/ou fotos de qualidade para demonstrar o que foi feito naquela ação e lembre-se de obter autorização do uso de imagem de outras pessoas se for o caso;


· Ao redigir o texto, descravam os acontecimentos, objetivo e resultado daquele dia;


· Os textos devem ter clareza para fácil compreendimento;


· Evitem usar palavras com duplo sentido ou frases com dupla interpretação para que o público não entenda de maneira errada;


· Se possível, utilizem hashtag como forma de interligar o conteúdo atual com outros textos postados no site que tenham a mesma relação de tema.


Desta maneira, as dicas que foram dadas têm como objetivo dar mais visibilidade para os acontecimentos da sua empresa através da construção das narrativas de sua história, a fim de obter aproximação com o público que gostariam de conhecer melhor o trabalho feito, além de conseguir atrair novos talentos que acreditam no trabalho desempenhado por vocês.


Espero que as dicas tenham ajudado e até a próxima!

댓글

댓글을 불러올 수 없습니다.
기술적인 오류가 발생하였습니다. 연결 상태를 확인한 다음 페이지를 새로고침해보세요.
bottom of page