Bordado, Paixão e Persistência: conheça Luciana, da Ecológica
- Comunicacao Aventura de Construir
- 29 de jan.
- 2 min de leitura

Hoje trazemos a inspiradora história de Luciana Raldi, retratada no livro Brilhos da Periferia. Artesã de Viamão/RS e ativista ambiental e social, ela transforma folhas e tecidos ecológicos em verdadeiras obras de arte, sempre guiada pela luta, persistência e paixão pelo bordado.
O texto a seguir é um trecho da obra, que compartilha as histórias inspiradoras de pessoas que, movidas pela necessidade e pela determinação, transformaram suas vidas e suas comunidades por meio do empreendedorismo.
Saiba mais sobre o livro e como adquirir sua cópia nesse link.
ECOLÓGICA
Luciana Raldi, artesã da cidade de Viamão/RS, “expressa o que sente através da arte do bordado”. Ativista de causas sociais e ambientais, cria obras artísticas utilizando técnicas de bordado aplicadas em materiais ecológicos, como folhas e tecidos, produzindo peças únicas, com a marca Ecológica. Além de vender suas obras, Luciana participa de exposições, tendo obras já levadas para Portugal e Itália.
A história da Ecológica e a trajetória de vida de Luciana estão profundamente entrelaçadas e se expressam em cada obra que ela cria: folhas bordadas, colares, quadros e outros objetos. Por ser ativista ambiental, ela utiliza materiais que não agridem a natureza e não geram resíduos, reaproveitando as sobras para a confecção de novas peças.
As criações, como tudo na vida dessa gaúcha, são carregadas de intensidade. Assim tem sido a dedicação ao trabalho, ao estudo, à proteção ambiental e ao engajamento em causas sociais, tendo sempre o artesanato como companheiro em cada etapa de sua trajetória.
Para Luciana, “as coisas nunca foram fáceis”, mas ela “não é uma pessoa de desistir”; e apesar das dificuldades econômicas que a obrigaram a enfrentar longas jornadas de trabalho, foi conquistando seus objetivos.
Com o apoio do artesanato, fez o curso de magistério, graduou-se, trabalhou na área da limpeza e depois como professora. Foi proprietária de uma escola infantil e atualmente cursa o mestrado na área de Educação em Ciências, onde, como não poderia deixar de ser, relaciona saberes com o bordado.
Ainda adolescente, Luciana começou a confeccionar e vender colares, brincos e pulseiras de miçangas, o que contribuiu para aumentar sua renda. Já na faculdade, ela reencontrou o fuxico, técnica artesanal que fazia sucesso na época e que ela conhecera quando criança na casa da avó, que fazia bonecas de pano, colchas, cortinas, bordados e vivia numa casa “enfeitada de fuxicos”.
Autodidata, ela começou a produzir bolsas com esta técnica. Os pedidos aumentavam e as mãos de Luciana não paravam de trabalhar, até mesmo durante as aulas, para dar conta das encomendas. Com o passar do tempo, ela foi pesquisando e realizando outros tipos de artesanato, sempre com tecido, agulha e linha.
BORDADO, LUTA E PERSISTÊNCIA
A chegada da filha levou-a a abandonar a faculdade, mas não o desejo de estudar e ser professora. Alguns anos depois, Luciana iniciou o curso de magistério e ao mesmo tempo, ingressou no curso de Ciências da Natureza na UFRGS, dividindo-se entre os cursos durante dois anos. Com uma bolsa de estudos, ela pôde…
Quer continuar lendo e conhecer a história de diversos outros empreendedores?
Acesse o link e saiba como adquirir a sua cópia do Brilhos da Periferia.