top of page

Aventura de Construir presente no G20 Social - reflexões e impacto




Nesta semana, ocorreu no Rio de Janeiro a reunião do G20, grupo das 19 maiores economias do planeta, mais União Europeia e União Africana. No evento, tradicionalmente, os chefes de Estado discutem aspectos políticos (como questões de paz, guerras e problemáticas globais) e os aspectos econômicos e financeiros. Para este ano, o governo brasileiro propôs a inclusão de um novo pilar: o G20 Social, que articula a participação da sociedade civil, permitindo que essa leve contribuições relacionadas ao impacto social de temas globais.


O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. 


A Cúpula Social antecedeu a Cúpula de Líderes, acontecendo entre os dias 14 e 16 de novembro no Píer Mauá, localizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao Museu do Amanhã. A Aventura de Construir esteve presente no evento em que diferentes atores da sociedade civil apresentaram diferentes propostas de temas e formatos. Abaixo, relatamos algumas discussões e percepções que surgiram a partir dessa participação de Silvia Caironi, coordenadora-geral da AdC.



Aventura de Construir no primeiro G20 Social

Entre as atividades propostas e aceitas pelo evento, todas tiveram uma autogestão, ou seja, sem uma organização central coordenando tudo. Cada instituição ficou responsável por seus convidados e palestrantes. Foi uma oportunidade de conscientização significativa, de baixo para cima. Havia ainda estandes, feiras (como o Expo Favela), além de espaços dedicados a temas da sociedade civil.


Dentro desse contexto, a Aventura de Construir foi convidada pelo Catalyst 2030 para estar presente na realização da mesa G20 FOR IMPACT SERIES, em uma oportunidade para debater soluções sistêmicas sustentáveis para os desafios sociais e discutir sobre colaboração e inteligência coletiva como estratégias eficazes para o enfrentamento da pobreza. O assunto se conecta fortemente aos três temas principais do G20 Social: erradicação da fome e da pobreza, sustentabilidade e governança global. 


Os problemas enfrentados

Entre os temas levados pela Aventura de Construir para o Rio de Janeiro, conversamos sobre o contexto mundial, intensificado pela pandemia, no qual há uma necessidade em soluções para os temas de mudanças climáticas, jobs pela transformação econômica, e saúde mental e bem-estar. 


Atualmente, no Brasil, há 7,5 milhões de desempregados, com uma taxa de desemprego de 6,9%, apresentando pequena redução em relação ao trimestre anterior. 3,3 milhões de pessoas desalentadas, que desistiram de procurar trabalho e uma taxa de subutilização da força de trabalho de 16,4%. Os dados são do IBGE referente ao segundo trimestre de 2024.


Construir juntos, para ir mais longe

A AdC foi convidada pelo Catalyst 2030 por ter idealizado a proposta de um programa em parceria com outras instituições que trabalham nos ODS 8 e 12, para o desafio 100&Change, da Fundação MacArthur, e que foi pensado para enfrentar os três grandes problemas do contexto atual.


Submetido pela Sitawi e Catalyst/Dinamo foi desenvolvido junto com Aliança Empreendedora, Baga, Social Brasilis, Pipa, Reciclar, Amigos do Futuro, TeiaColab. O projeto aborda temas como formação humana integral e no uso da inteligência artificial, educação financeira e renegociação de dividas, agricultura familiar, economia circular e reversa


A iniciativa tem como objetivo ser replicável em vários territórios, com potencial para gerar impacto significativo no Brasil e além. Destaca-se a abordagem sistêmica e de acompanhamento, um olhar por perto e um trabalho de assessorias focados na pessoa e na família, necessário para realizar uma transformação sustentável que se multiplica.


Resultados e compromisso

Ao final do evento, a Declaração Final do G20 Social foi entregue ao presidente Lula, representando os pedidos e reflexões da sociedade civil. Este documento será levado aos líderes do G20, e a África do Sul, anfitriã do próximo ano, e que já se comprometeu a continuar com o G20 Social.


Reflexões e impacto

O G20 Social demonstrou o compromisso de amplificar as vozes da sociedade civil. Com a presença de figuras como prêmios Nobel, o evento reforçou a responsabilidade dos líderes mundiais em responder aos desafios globais. O presidente Lula destacou que chegou o momento de “a Amazônia falar da Amazonia na Amazonia”, refletindo um interesse crescente por questões ambientais e sociais.


A participação da Aventura de Construir foi uma oportunidade única para perceber, se conscientizar sobre as próprias responsabilidade e reafirmar a força da colaboração. Trabalhar em conjunto fortalece as iniciativas e aumenta o seu impacto, algo que ficou evidente no evento.



 
 
bottom of page